wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Quais as técnicas de contenção de encostas? - Wasaki Engenharia
 

Quais as técnicas de contenção de encostas?

No Brasil, o grande número de desmoronamentos de morros e encostas mostra como esse é um assunto importante e que deve ser tratado com atenção e seriedade. Muitos lugares no país possuem um terreno bastante acidentado, o que aumenta o risco de deslizamentos, principalmente nos períodos mais chuvosos.

Além disso, pela natureza da nossa malha viária, mesmo túneis, estradas e rodovias também precisam desse cuidado. Por isso, as técnicas de contenção de encostas são consideradas fundamentais no planejamento da construção civil, em especial quando lidamos com uma área desfavorável ou que seja muito sujeita à erosão.

Qual tipo de contenção é mais eficiente em cada caso?

O principal objetivo de uma contenção de encosta é consolidar uma inclinação, evitando a chance de ocorrer um deslizamento. Os mais simples e comuns são chamados de Muros de Gravidade, tem seu nome relacionado ao próprio peso da contenção que estabiliza a encosta. Também são conhecidos popularmente como Muros de Arrimo. Geralmente são indicados para terrenos com baixa capacidade de carga e podem ser feitos de várias maneiras, a depender da natureza do terreno.

Muros de pedra devem ser bem planejados e definidos, uma vez que não são flexíveis. Muros de Gabião são amplamente usados para a contenção de taludes e margens de córregos. Os muros Crib-Wall são pré-moldados, e por isso são valiosos em montagens rápidas e não exigem manutenção. Menos sofisticados, os muros de saco com solo-cimento são efetivos em terrenos mais arenosos.

Soluções para a estabilização

Quando falamos de terrenos com uma maior capacidade de carga, é preciso estudar muito bem o local onde será feita a construção e escolher a melhor forma de estabilizar a encosta. Os mais comuns são:

Solo grampeado

Esta é uma técnica que consiste na utilização de chumbadores enterrados. Com isso, é possível evitar que grandes massas de terra se movam. É importante que junto a essa técnica também seja realizada a cobertura do solo – com concreto ou com cobertura vegetal.

Cortinas atirantadas

Trata-se de uma estrutura construída sob a forma de parede de concreto armado, normalmente na vertical, junto a tirantes que são ancorados no terreno, em uma profundidade que permita que ele se mantenha estável.

Estaca prancha ou estacas justapostas

É uma proteção temporária feita de peças de metal no formato de pranchas com encaixes para a construção de uma parede de proteção. É uma solução mais econômica para diversos tipos de trabalhos de curta duração, ou que precise de uma solução rápida antes de uma decisão definitiva.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia se destaca no mercado por processos inteligentes e um planejamento eficiente, apoiando-se em uma equipe capacitada e visando os maiores benefícios para os clientes. Seja atuando em regiões urbanas ou gerando soluções para estradas e rodovias, a Wasaki Engenharia possui um legado de mais de 10 anos atuando no mercado propiciando soluções que obedecem às mais rigorosas normas e leis ambientais.

Clique aqui e saiba mais.