wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Quais as pontes mais incríveis do mundo? - Wasaki Engenharia
 

Quais as pontes mais incríveis do mundo?

Em linhas gerais, ponte é o nome que se dá à construção de engenharia que é erguida com o intuito de ligar dois pontos, sejam eles às margens de um rio ou mesmo dois países distintos.

As pontes sempre tiveram o poder impressionar as pessoas, mas isso foi tomando uma proporção muito maior com o passar do tempo, a ponto de termos verdadeiras maravilhas da engenharia espalhadas mundo afora, como é o caso das sete que foram selecionadas para compor a lista abaixo:

  1. Ponte Nambu, na China: a Ponte Nambu é uma das mais movimentadas do mundo, chegando a registrar um tráfego diário de aproximadamente 140 mil veículos. Seu papel é ligar a cidade de PuDong ao município de PuXi e seu formato é circular, fato que, segundo seus criadores, foi cuidadosamente pensado para distribuir melhor o trânsito e para tornar mais longa a vida útil da construção, que conta com 428 metros de vão livre e pode ser acessada por meio de quatro rampas. Sua magnitude lhe rendeu o 57º lugar na lista das maiores pontes estaiadas do mundo.

  2. Brooklyn Bridge, nos Estados Unidos: localizada na cidade de Nova Iorque, a Ponte do Brooklyn é bastante famosa e antiga, já que sua inauguração data de 1883, tendo se consagrado como a primeira ponte suspensa construída em aço no mundo.

  3. Ponte Octávio Frias de Oliveira, no Brasil: este item da lista é a prova de que o Brasil também não fica atrás quando o assunto é grandes maravilhas da engenharia mundial. A majestosa Ponte Octávio Frias de Oliveira, inaugurada em maio de 2008, é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com seu design moderno espalhado por 1.600 metros de comprimento.

  4. Millau Viaduct, na França: a Millau liga Paris a Barcelona em uma ponte suspensa de 343 metros de altura e mais de dois quilômetros de comprimento inaugurada em 2004. Trata-se da ponte mais alta do mundo e do viaduto que atualmente construído que conta com mais cabos de sustentação.

  5. Ponte Vasco da Gama, em Portugal: a Ponte Vasco da Gama foi construída para ligar as regiões norte e sul de Portugal, tendo sido inaugurada no ano de 1998. Ao todo são mais de 12 quilômetros de comprimento, o que concedeu a esta maravilha o título de ponte mais extensa entre a Europa Ocidental.

  6. Henderson Waves, Singapura: esta ponte de Singapura é destinada ao uso por pedestres e foi construída de modo que se assemelha a uma onda ao longo dos seus 270 metros de extensão. Quem passa por lá costuma dizer que é possível sentir que a ponte se integra à natureza, como se estivesse caminhando debaixo de copas de árvores.

  7. Golden Bridge, no Vietnã: a Golden Bridge não impressiona pela sua metragem (150 metros de comprimento), mas sem dúvida alguma ela o faz em razão da sua estética, principalmente por estar suspensa sendo sustentada, teoricamente, por mãos gigantescas. O visual impressiona e ela é, com certeza, uma maravilha da engenharia moderna.

A Wasaki Engenharia está no mercado há mais de uma década, auxiliando na construção do futuro brasileiro.

Ao longo do tempo, seus projetos ultrapassaram as barreiras do cenário urbano e conquistaram também as ferrovias e rodovias, em grandes obras de infraestrutura ou mesmo de superestrutura, além da atuação na construção de obras de arte.

Clique aqui e saiba mais.