wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Como o gabião auxilia a evitar deslizamentos? - Wasaki Engenharia
 

Como o gabião auxilia a evitar deslizamentos?

A proteção contra deslizamentos é algo essencial em vários tipos de obras de engenharia. Sempre que houver um terreno com inclinação irregular e, com isso, associado o risco de deslizamento, será necessário fazer uso de artifícios como, por exemplo, o muro de gabião.

Esse tipo de muro é um dos mais utilizados quando o assunto é a contenção de encostas em obras geotécnicas.

O muro de gabião é constituído de gaiolas metálicas que são construídas a partir de fios de aço galvanizado, para que a estrutura do muro não sofra com as mudanças do clima. Ou seja, essa gaiola é “furada”, portanto, não é uma estrutura sólida ou fechada. Esses fios de aço galvanizado são organizados em malhas hexagonais com dupla torção.

Vale destacar que os fios também podem ter uma camada extra de PVC de forma a diminuir os efeitos de corrosão. Com a estrutura pronta, a gaiola será preenchida com pedras, seja manualmente ou por meio de maquinário.

Para que serve o muro de gabião?

Como já destacado, o grande objetivo de um muro de gabião será a proteção de uma área com encostas. Em outras palavras, essa estrutura terá como finalidade oferecer mais segurança e estabilidade naquele local específico da obra. E essa deve ser uma preocupação constante no projeto de qualquer empreendimento da engenharia, pois a segurança durante e após a obra é uma questão fundamental para o sucesso do projeto.

A necessidade de investir em soluções como o muro de gabião é explicada pelas graves consequências que podem ser geradas a partir de um acidente envolvendo o deslizamento de terra. O cenário é ainda mais crítico quando esse problema ocorre em regiões urbanas.

Como auxilia a evitar deslizamentos?

O muro de gabião é uma estrutura que atua para conter deslizamentos e tombamentos pela ação da gravidade. Dessa forma, o próprio peso da estrutura é que irá resultar em uma força de sustentação maior para evitar com que o acidente ocorra. Além disso, é importante destacar que, juntamente com o muro de gabião, é construído um aterro atrás da estrutura do muro. Sendo assim, a soma dos pesos do muro em si e do aterro geram uma força de resistência que oferece maior estabilidade.

O resultado prático é que essa força extra que o gabião oferece acaba dificultando que pequenas ou grandes quantidades de massas se movimentem. Em resumo, uma força de contrapeso irá atuar junto ao terreno que corre risco de deslizamento ou tombamento evitando quaisquer movimentações nessa estrutura.

Quais são os tipos de muro de gabião?

Três são os principais e mais utilizados tipos de gabião: caixa, saco e colchão. A grande mudança entre eles é justamente o formato de desenvolvimento das gaiolas do muro conforme a aplicação em questão. Abaixo seguem alguns dos detalhes sobre cada tipo de muro:

  • Saco: a tela, estrutura base do muro, é desenvolvida no formato de um cilindro. As extremidades são amarradas após todo o preenchimento com as pedras. São aplicados em obras que precisam de uma solução rápida ou com baixa capacidade de suporte no terreno.

  • Caixa: a gaiola é montada em formato de paralelepípedo e é um muro com mais capacidade de resistência à tração. São os mais indicados em casos onde a força de empuxo é muito forte na estrutura.

  • Colchão: esse muro também é no formato de paralelepípedo, mas sua aplicação se dá em situações onde há necessidade de sobrepor grandes desníveis ou revestimentos de taludes.

Os muros de gabião são importantes quando o assunto é a contenção de encostas além de evitar deslizamentos e tombamentos de terrenos. A solução é desenvolvida com base na força de gravidade e o seu contrapeso é o principal fator que garante estabilidade ao terreno.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia é uma empresa que se preocupa com o futuro do Brasil. Por isso, há mais de 10 anos está investindo em projetos inovadores para um Brasil melhor.

Dentre os diferenciais da empresa está a equipe de colaboradores altamente capacitada e multidisciplinar, projetos bem pensados e com excelente custo-benefício para os clientes além de se importar com a questão ambiental através de projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

Para conhecer mais sobre a Wasaki é só clicar aqui.