wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Você sabe o que é a impermeabilização com piche? - Wasaki Engenharia
 

Você sabe o que é a impermeabilização com piche?

É preciso direcionar o conteúdo às personas indicadas. O início do texto precisa apresentar o assunto de maneira atrativa ao leitor, para que ele continue interessado pelo conteúdo. No item impermeabilização com piche, há informações confusas, pois é preciso separar o piche do betume.

A impermeabilização com piche é um dos materiais asfálticos mais conhecidos, mas não é o único tipo que pode ser utilizado.

Também é possível optar pelas mantas, tintas, emulsões e ligas. Cada uma dessas apresentações possuem características específicas que as tornam mais indicadas para determinado local ou material. Veja mais:

Impermeabilização com piche

Piche é o nome dado ao asfalto líquido. Trata-se de uma mistura de betume com outros minerais. Deve ser aplicado diretamente na superfície ou substrato do elemento. O betume é um impermeabilizante que ajuda a dar liga no piche. Já os minerais que compõem o piche variam de acordo com a sua aplicação.

O piche é utilizado para construção de ruas e estradas. No entanto, a composição do piche é um pouco diferente. Ele é formulado com pó de pedra, gravilha e areia. Sua aplicação ocorre a partir de compressoras.

Impermeabilização com piche e betume

É comum ocorrer certa confusão em relação ao uso de piche e betume. Isso porque, ambos são indicados para impermeabilizar elementos de madeira.

No entanto, o betume tem dupla função. Ele pode ser impermeabilizador ou matéria-prima para o piche.

O betume também pode ser utilizado na composição de tinta negra, um isolante para paredes e telhados.

Outros tipos de impermeabilizantes

Além do piche, é possível encontrar ainda outros materiais asfálticos que servem para impermeabilizar objetos e locais diversos. Conheça os principais:

Emulsão asfáltica

A emulsão asfáltica é feita da união de substâncias que naturalmente não se misturam. Em sua composição há produtos de base asfáltica e agentes dispersantes.

O produto é comumente utilizado para impermeabilizar bases e substratos cimentícios, como lajes, fundações e baldrames.

A estrutura química da emulsão garante que ela tenha como principal característica uma alta elasticidade e flexibilidade.

Apesar da facilidade de manuseio do produto devido, essa característica também limita os locais de uso. Ele tem sim uma boa adesão, mas não o suficiente para ficar exposto em locais onde há tráfego de pessoas e veículos, uma vez que não possui resistência mecânica.

No caso de utilizar a emulsão asfáltica em elementos que forem ficar soterrados, deve-se realizar também contrapiso e revestimento.

Manta Asfáltica

A manta asfáltica é composta por ligantes e telas de reforço estrutural feitas de poliéster ou fibra de vidro.

Diferente do piche e da emulsão, que possuem consistência maleável, a manta é um rolo pré-moldado. Por isso, sua aplicação é realizada com o auxílio de maçarico.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia está no ramo da construção civil há mais de 20 anos. Atua em diversos segmentos oferecendo qualidade aos seus clientes, graças a uma equipe multidisciplinar.

O resultado é excelente custo-benefício e foco na gestão da obra, seja ela em área urbana, ferroviária ou rodoviária.

Clique aqui e saiba mais.