wasaki@wasaki.com.br +55 41 3134 1414
Viagem de trem: de Curitiba a Morretes - Wasaki Engenharia
 

Viagem de trem: de Curitiba a Morretes

Curitiba é o lugar perfeito para quem gosta de curtir passeios históricos. Um dos grandes exemplos disso é o trajeto de Curitiba até Morretes, que pode ser feito por completo a bordo de um trem – sendo uma verdadeira volta ao passado com direito a vistas incríveis da natureza local.

VIAGEM DE TREM DE CURITIBA A MORRETES

A imperdível viagem de Curitiba a Morretes é realizada sob os cuidados da Serra Verde Express e já foi considerada pelo jornal The Guardian, da Inglaterra, um dos passeios sobre trilhos mais maravilhosos de todo o mundo.

O trajeto conta a história da Ferrovia Paranaguá-Curitiba na prática, com suas mais de 40 pontes e mais de 10 túneis, curtindo a paisagem do maior trecho contínuo de Mata Atlântica preservada do Brasil, com bastante área verde, cascatas e montanhas.

O passeio parte de Curitiba, saindo da Rodoferroviária da cidade às 08h30 (os organizadores sugerem que os passageiros estejam no local do embarque com antecedência de uma hora). Toda a viagem dura cerca de 4 horas e 15 minutos e é possível escolher a classe que melhor atenda a cada necessidade e a cada tipo de experiência que os turistas desejam vivenciar.

A classe turística viaja no vagão intermediário, com assento duplo e estofado. O valor cobrado inclui bilhete individual para viagem de Curitiba a Morretes, serviço de bordo, bebida (água ou refrigerante), kit lanche e guia. Esta é a classe mais comum, a mais escolhida pelos turistas.

Na classe Boutique (Imperial, Barão do Serro Azul, Bove e Guardiões do Marumbi) o lanche é diferenciado, as bebidas disponíveis são água, refrigerante e cerveja e o guia acompanhante é bilíngue. O diferencial da classe Boutique Bove é a possibilidade de viajar com pets, que também ganham um kit com biscoitos e água. Para quem gosta de luxo, a Litorina é uma excelente opção, oferecendo tudo que as outras classes tem, além de uma taça de espumante no embarque (welcome drink) e mais opções de bebidas à vontade (chás, água, refrigerantes, cerveja e café).

Algumas agências de viagem da região, assim como a própria Serra Verde Express, contam com pacotes turísticos que incluem, além da viagem de trem, traslado da estadia até o local de embarque, passeios Morretes e Antonina e passagem de volta de Morretes para Curitiba.

Ao longo do trajeto, o trem passa pelo Santuário Nossa Senhora do Cadeado, pela parte de trás do Jardim Botânico e, a partir do túnel 13, pela Estação do Banhado, pelas ruínas da Casa do Ipiranga e da Roda d’Água, pelo belíssimo Rio Ipiranga e pelo Reservatório Marumbi.

Dali em diante, o trem sobe até mais de novecentos e cinquenta metros de altura, de onde é possível curtir as vistas do Cânion do Ipiranga e da Serra do Ibitiraquire. Pouco depois, passando pelos túneis 11 e 10, tem-se o visual de um dos pontos da Garganta do Diabo.

Seguindo viagem, chega-se à ponte de número 40 do trajeto, que recebeu o nome de Ponte São João, foi inaugurada no ano de 1884 e tem mais de 110 metros de comprimento, tendo sido projetada no Brasil e construída com aço importado da Bélgica. Ao final da Ponte São João, tem-se o Viaduto Carvalho, que fica em um dos pontos curvos do Pico do Marumbi.

Já deu para perceber que encarar essa viagem de trem de Curitiba rumo a Morretes, na região litorânea do estado do Paraná, é uma atração à parte, aproveitando diversos pontos turísticos sob um novo ponto de vista e curtindo as delícias de passear por entre a natureza a bordo de vagões confortáveis, sobre trilhos muito bem cuidados.

WASAKI ENGENHARIA

A Wasaki Engenharia conta com profissionais especializados nas mais diversas áreas, todos prontos para apresentar soluções sustentáveis e com um ótimo custo-benefício para os seus clientes, sempre atuando com extrema eficiência e de forma comprometida com o desenvolvimento e o progresso do Brasil.

Em mais de dez anos de atuação no mercado de engenharia civil, a Wasaki investe em projetos inovadores e que visam tornar o Brasil um país melhor.