wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Sistemas construtivos inovadores no Brasil: vantagens - Wasaki Engenharia
 

Sistemas construtivos inovadores no Brasil: vantagens

No ramo da construção civil brasileira uma técnica antiga e ainda muito utilizada é o concreto armado e alvenaria. Mas se você prestar atenção, verá que há outros tipos de construção que empregam novos materiais alternativos e sustentáveis, cuja relação custo-benefício é superior às construções mais tradicionais.

Veja mais sobre sete sistemas construtivos inovadores que, em pouco tempo, podem transformar as edificações arquitetônicas no Brasil:

1 – Wood Frame

É muito popular no Sul do Brasil por causa da praticidade térmica, já que é uma região mais fria. É uma técnica inovadora que utiliza madeira maciça com chapas de OSB (Oriented Strand Board).

Os resultados são belas construções acústicas.

Uma grande vantagem é a rapidez da construção e um canteiro de trabalho limpo. Vale salientar que a madeira utilizada no wood frame é a de reflorestamento. Apesar de a manutenção ser um pouco elevada, o resultado é incrível e vale a pena investir.

2 – Light Steel Frame

A diferença para o wood frame é que no lugar da madeira é utilizado aço galvanizado. As paredes são fechadas com placas de cimento, madeira ou drywall.

O light steel frame é interessante para quem necessita de agilidade na construção. Seu isolamento térmico e acústico é mais efetivo que a alvenaria, embora perca um pouco para a madeira. Também não gera muita sobra de resíduos e há pouca perda de material. Este tipo de construção não viabiliza a construção de muitos pavimentos.

3 – Estruturas pré-moldadas

É um sistema construtivo muito prático cujas estruturas são de concreto armado. Como são pré-fabricadas e já vêm com as medidas certas para a construção, toda a montagem é feita no local onde será executada a obra. Se for rapidez que você precisa, este sistema é o ideal. As estruturas pré-moldadas são mais empregadas em áreas industriais.

4 – Containers

Você já deve ter visto várias edificações formadas por containers. São estruturas arrojadas e sustentáveis e vem sendo tendência nos últimos anos. O tempo de obra é pequeno e o custo é mais em conta. Uma das muitas vantagens do uso de containers é que eles podem ser movidos facilmente. Oferecendo grande mobilidade.

Sua vida útil é em torno de 20 anos, de acordo com fatores externos.

5 – Construções a seco (drywall)

É considerado o sistema mais moderno de construção, atualmente. São placas de gesso acartonado e perfis de aço galvanizado. Entre as vantagens em escolher o drywall estão a economia, fácil execução das instalações hidráulicas e elétricas e boa resistência ao fogo.

6 – Paredes de concreto

São estruturas muito utilizadas, por exemplo, em projetos de casas populares que envolvem um grande número de unidades, mas o tempo para conclusão é pouco. O sistema consiste na moldagem de paredes que são armadas com telas de aço, devendo ser deixado um vão na estrutura. Nestes espaços é despejado o concreto. A grande vantagem é que em apenas um dia as paredes já estão finalizadas e prontas para receber o acabamento. São obras muito resistentes, com custos razoáveis quando analisamos a relação tempo de obra x custo, além disso apresentam também baixa geração de resíduos e desperdício.

7 – Impressão 3D

É uma grande inovação que prevê muitos benefícios a curto, médio e longo prazo no ramo da construção civil. O objetivo é a criação e montagem de peças e produtos de uma forma muito mais ágil. Assim, há redução de custos e de mão-de-obra braçal no canteiro de obras.

Conheça a Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia atua no ramo da construção civil, trabalhando com métodos atuais e mais adequados às necessidades de seus clientes, bem como na execução de projetos relacionados à infraestrutura e superestrutura junto aos segmentos ferroviário e rodoviário. São mais de dez anos de solidez e referência no mercado.

Saiba mais aqui.