wasaki@wasaki.com.br +55 41 3134 1414
Que fatores são analisados com o estudo de viabilidade técnica? - Wasaki Engenharia
 

Que fatores são analisados com o estudo de viabilidade técnica?

Iniciar um empreendimento é uma atividade de impacto financeiro muito grande e envolve uma quantidade muito grande de recursos e pessoas. Por isso, antes do início de uma obra, é preciso avaliar muito bem todos os aspectos de um projeto para garantir que ele será bem-sucedido, prevendo os riscos e o retorno satisfatório do investimento.

Essa é uma etapa que chamamos de Estudo de Viabilidade Técnica. Esse tipo de estudo é uma etapa que vem antes de toda a realização de uma obra. O estudo de viabilidade técnica tem como objetivo analisar se o projeto é factível e executável. Aqui são avaliados os riscos, os custos e até o retorno financeiro possível da obra.

Nessa fase do projeto são considerados todos os recursos aplicados, desde o local escolhido até os materiais e a mão de obra necessária, e quais as possibilidades de retorno. A ideia é saber, ao final do estudo de viabilidade técnica, se o empreendimento é vantajoso ou não.

Quais são os fatores analisados no estudo?

Leis Municipais, Estaduais ou Federais

Antes de iniciar uma obra, é necessário levar em conta a legislação vigente. Normas de segurança, leis urbanísticas, leis do trabalho, tudo merece atenção para que a execução do projeto passe sem muitas complicações e surpresas no que diz respeito às questões regulatórias. A não conformidade com as normas do local podem causar a pausa ou o encerramento de uma obra.

Terreno e mercado

Um dos fatores mais críticos para uma obra é o local. Nesse ponto do estudo de viabilidade técnica será observado se o terreno escolhido tem capacidade de comportar o projeto planejado. É necessário avaliar as condições do terreno de forma completa, desde questões estruturais e de segurança até o valor e a situação de mercado. O local escolhido precisa atender às expectativas mercadológicas do projeto, considerando, por exemplo, o fluxo de pessoas ou veículos nas proximidades.

Recursos necessários

Desde as menores ferramentas e maquinários, até a mão de obra e a tecnologia necessária, tudo precisa ser listado durante o estudo de viabilidade técnica. Dessa forma, será viável obter um controle de tudo que será necessário em todas as etapas da obra, possibilitando prever uma boa margem de prazo para solicitação e entrega de todos os materiais necessários e contratação de colaboradores. Se essa análise for feita corretamente, o cronograma é organizado de forma que não seja necessário efetuar pausas que atrasem a execução do projeto, ou agilizar a troca de um recurso que não está mais disponível, se for o caso.

Esses são alguns dos pontos a serem estudados nessa etapa tão importante, com o objetivo de prevenir problemas e iniciar a execução da forma mais bem estruturada possível. O estudo de viabilidade técnica precisa ser realizado por profissionais qualificados para cada análise para garantir a maior precisão possível.

Conheça a Wasaki Engenharia

Com uma história de mais de 10 anos no mercado, a Wasaki atua com construção civil de forma responsável e com foco na qualidade e custo benefício. Com obras na área urbana, rodoviária e ferroviária, e construtora é especialista na execução de projetos de superestrutura e infraestrutura.

Com uma equipe multidisciplinar e capacitada, a empresa tem um atendimento versátil e vem contribuindo com o desenvolvimento da sociedade.

Saiba mais aqui.