wasaki@wasaki.com.br +55 41 3134 1414
Quando utilizar a cordoalha de aço na obra? - Wasaki Engenharia
 

Quando utilizar a cordoalha de aço na obra?

Existem vários equipamentos, acessórios e máquinas que são essenciais para os mais diversos tipos de obras em engenharia. Um exemplo disso é a famosa cordoalha de aço que pode ser bastante útil em etapas específicas de uma obra. Como esse material pode trazer algumas vantagens significativas em relação aos custos envolvidos, bem como manuseio, recorrer à cordoalha e aço pode ser uma saída inteligente nesses casos.

Para quem não conhece esse material, a cordoalha de aço é formada por um conjunto de fios de aço. Esses fios são entrelaçados entre si no formato de hélice para aumentar a superfície de contato do material. Como é feito de aço, a cordoalha é naturalmente derivada de um processo químico que envolve a presença de carbono e ferro, por exemplo. O modo como os fios de aço são entrelaçados garante ao material final um excelente padrão de resistência aos esforços aos quais ele será submetido.

Apesar de ser formado por aço, é importante destacar que a cordoalha de aço costuma ser leve. Com isso, o manuseio desse material é algo simples, sendo que outros processos como o armazenamento da cordoalha também é algo que não apresenta grandes problemas para a equipe na obra.

Em relação às aplicações práticas da cordoalha de aço em obras de engenharia, vale destacar que a destinação final deverá considerar o tipo de obra em questão. Sendo assim, os responsáveis pela obra devem escolher entre cabos de cordoalhas nuas ou engraxadas.

Na maioria das vezes, a cordoalha do tipo engraxada é utilizada nas obras que envolvem a construção de vigas protendidas, lajes, bem como prédios residenciais, comerciais e até mesmo em hotéis. Por outro lado, para as obras consideradas como “pesadas”, que são aquelas de pontes, viadutos e estradas, por exemplo, é preciso fazer o uso das cordoalhas nuas, pois elas são as mais adequadas para este tipo de aplicação. As cordoalhas nuas são mais robustas e apresentam características de resistência maiores, por isso são mais utilizadas em obras mais delicadas.

Outro detalhe importante é que, a depender da quantidade de cordoalha necessária para a aplicação em questão, é possível que o resultado final seja uma estrutura mais leve. No entanto, nem sempre isso é possível. Independentemente de a estrutura final com cordoalha ser mais leve ou não, o material irá impactar positivamente na obra, reduzindo a ocorrência de fissuras, proporcionando um aumento dos vãos além de garantia de maior durabilidade em função das características físicas e químicas do aço.

Além disso, é importante destacar que o uso da cordoalha de aço sempre pode ser uma boa alternativa quando é preciso eliminar custos, principalmente se a cordoalha do tipo nua for suficiente para o projeto. O tempo de execução do projeto também é algo positivo, uma vez que trabalhar com cordoalhas é algo mais simples que montar estruturas do zero. Também vale destacar que o uso desse material pode ser de grande vantagem quando o assunto é a possibilidade de eliminar vigas e pilares ao longo da obra, facilitando assim outras fases do projeto, como no caso da implementação dos sistemas hidráulico e elétrico.

Dessa forma, fica evidente que conhecer os vários tipos de materiais que podem ser utilizados para conseguir as melhores soluções em uma obra é algo essencial para um projeto de engenharia. No caso das cordoalhas de aço, por exemplo, se utilizadas da forma correta podem proporcionar diminuição de custos, facilidades na execução do projeto, menos tempo para finalizar a obra, além de oferecer mais confiabilidade para a estrutura final. A escolha da cordoalha adequada será essencial, pois é preciso fazer um dimensionamento para definir qual o tipo mais adequado para a aplicação em questão.

Wasaki Engenharia

Com mais de 10 anos de experiência atuando no mercado, hoje a Wasaki já é uma referência no seu ramo de atuação. Isso foi conquistado através de uma equipe altamente estruturada e capacitada, processos bem pensados, utilização de tecnologia para encontrar as melhores soluções além de prestar serviços pensando na questão da sustentabilidade.

Para conhecer todos os serviços prestados pela Wasaki Engenharia é só clicar aqui.