wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Qual a importância do talude na estabilidade das encostas? - Wasaki Engenharia
 

Qual a importância do talude na estabilidade das encostas?

Um conceito importante para a construção civil é o de talude.

Em uma definição ampla, ele pode ser entendido como qualquer superfície que possua uma inclinação em relação ao plano horizontal formado pelo solo de um determinado local. Além disso, é importante entender que o talude irá delimitar uma espécie de maciço terroso ou até mesmo rochoso, e que pode ser de origem natural ou artificial. Os taludes artificiais são os chamados aterros ou cortes que são construídos em obras.

Uma superfície inclinada é muito importante no estudo e desenvolvimento de obras da construção civil, pois elas estão diretamente associadas com a instabilidade de encostas, por exemplo. Esse é um detalhe ainda mais importante em épocas de muita chuva, pois pode resultar em acidentes graves, como é o caso do deslizamento de terra.

E é por causa desses desastres e acidentes graves que é necessário estudar o papel do talude na estabilização das encostas. Os deslizamentos podem ser frutos de uma maior urbanização do terreno local, por exemplo. Por isso, empresas do ramo de construção civil devem estar atentas a esse fato para evitar problemas graves no futuro.

O monitoramento dos taludes é essencial para regiões classificadas como áreas de risco. Vale destacar que a estabilidade do talude e da encosta em si sempre está sensível a mudanças bruscas em decorrência da ação do homem ou até mesmo da natureza. A escavação ou aumento da inclinação de forma artificial são exemplos de ações do homem que podem comprometer a instabilidade do terreno. Além disso, o fenômeno da erosão causado pela água é um exemplo de ação da natureza que pode levar ao mesmo problema citado.

Talude e estabilidade das encostas

A estabilidade das encostas é determinada por meio do dimensionamento da inclinação do terreno. Com isso, são avaliadas características do solo local para determinar se há ou não risco de deslizamento. Alguns dos parâmetros estudos são: resistência do solo para determinar a capacidade que ele tem de manter a geometria projetada; necessidade ou não de ajustar sistemas de drenagem; ajuste da própria inclinação da superfície; projetar e instalar reforços para que o talude consiga atender os padrões de segurança exigidos.

Quais são os tipos de taludes?

Existem dois tipos de taludes: natural e artificial. Como o próprio já sugere, o talude de tipo natural é aquela superfície inclinada, criada de forma natural, sem qualquer interferência do homem. Esse tipo de fenômeno surge como força da natureza por meio de causas como a ação geológica ao longo do tempo e ação de intempéries como sol, chuva e vento.

Por outro lado, o chamado talude artificial foi criado pelo homem. Existem vários tipos de obras que necessitam da criação de um talude devidamente projetado para aumentar a estabilidade de uma encosta ou uma superfície com risco de desabamento. Alguns exemplos são os taludes criados em minas a céu aberto, nas laterais de estradas e ruas, nas barragens de reservatório de água de pequenas e grandes usinas hidrelétricas, nos fundos de casas que estão localizadas em terrenos com superfícies inclinadas e outros.

A aplicação de taludes não está limitada apenas às encostas, essa é uma solução importante para diversos outros tipos de superfícies inclinadas.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia é uma das empresas líderes em qualidade nos serviços oferecidos quando o assunto é solução em engenharia. Processos bem formados e pensados, equipe de profissionais multidisciplinar e foco em soluções com o melhor custo benefício para o cliente são alguns dos diferenciais da empresa. A Wasaki Engenharia atua com execução de projetos urbanos, ferroviários e rodoviários. Além disso, atua na locação de máquinas e veículos.

Para mais informações clique aqui.