wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Qual a importância das ferrovias para a economia brasileira? - Wasaki Engenharia
 

Qual a importância das ferrovias para a economia brasileira?

A mobilidade e toda a logística que envolve o transporte em um país é um dos pontos fundamentais para uma boa infraestrutura. No caso do Brasil, um país de dimensões continentais, é ainda mais importante dispor de uma logística de transporte adequada para as diversas necessidades em todo o território nacional. Dessa forma, as ferrovias se apresentam como importantes alternativas para o escoamento de cargas.

É por meio do modal ferroviário que se tem um dos pilares quando o assunto é o abastecimento dos portos brasileiros. E esse é um ponto estratégico para a economia e transporte de cargas em todo o país. É justamente através dos portos que há o processo de exportação dos mais diversos produtos, sejam eles industrializados ou não. Ou seja, as ferrovias acabam sendo importantes para o resultado final da chamada balança comercial favorável, que mede o nível de exportações em relação às importações.

Ferrovias brasileiras

A Ferrovia Norte-Sul é uma das mais importantes do modal atualmente. Ligando nada menos que as cinco regiões do Brasil, ela é considerada uma das mais grandiosas ferrovias do país, bem como a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro. Com cerca de 1.200 km de trecho já construídos, espera-se que ao final o projeto alcance 4.155 km.

A mais importante ferrovia do Nordeste é a chamada Transnordestina. Ela liga os estados do Ceará e Pernambuco através dos portos de Pecém e Suape, respectivamente. O projeto teve como principal objetivo melhorar a logística de transporte de cargas da produção agrícola nessa região.

Além disso, vale destacar a Malha Regional Sudeste, pois ela conecta nada menos que três estados brasileiros e quase metade do PIB do país. A ferrovia que liga os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo é responsável pelo transporte de 20% de tudo que é exportado no Brasil.

Importância das ferrovias para a economia brasileira

Em decorrência da natural dependência do transporte de cargas em todo o país depender da malha ferroviária, fica mais que evidente que esse modal tem papel fundamental para o desenvolvimento da economia brasileira. Um exemplo disso são os produtos do agronegócio das regiões Norte e Centro-Oeste, que dependem diretamente do transporte ferroviário para escoar os resultados da produção para os portos brasileiros que ficam, naturalmente, localizados na região litoral do país.

Mas o escoamento de commodities não se restringe apenas aos insumos agrícolas. A exportação de minérios, por exemplo, também configura um importante resultado para os resultados da economia brasileira. E o minério extraído nas regiões mais afastadas dos grandes centros também são escoados para os portos através do modal ferroviário.

Vale destacar que as ferrovias também são fontes de geração de empregos em todo o país. A Agência Nacional do Transporte Ferroviário (ANTF) estima que cerca de 80 mil pessoas são empregadas diretamente nas mais diversas atividades que envolvem gestão e manutenção de ferrovias.

Também é importante mencionar o baixo custo associado ao frete por meio de ferrovias. Com um preço do frete mais baixo, o produto final, seja ele para exportação ou consumo no mercado interno, acaba tendo preço mais competitivo e impactos positivos para a economia do Brasil.

Dia do Ferroviário

O Brasil possui uma data especial para todos aqueles que trabalham em ferrovias: 30 de abril, o Dia do Ferroviário. E vale destacar que essa data não foi escolhida à toa, pois em 30 de abril de 1854 foi inaugurada a Estrada de Ferro de Petrópolis, que também é conhecida como Estrada de Ferro Mauá. Ela é famosa por ser a primeira linha ferroviária do Brasil.

O modal ferroviário é especialmente importante para a economia brasileira em decorrência das grandes dimensões do país. Baixo custo de frete, alta empregabilidade e grande capacidade de expansão são detalhes que enfatizam o grande potencial desse setor para a logística de transporte nacional.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia é o lugar certo para quem está em busca de soluções nos mais diversos projetos de engenharia.

São mais de 10 anos de atuação com excelência no mercado graças ao quadro de profissionais capacitados que oferecem as melhores soluções pensando na sustentabilidade além de ótimo custo-benefício para o cliente. Infraestrutura ferroviária e rodoviária além de superestrutura e rodoviária são algumas das áreas de atuação da Wasaki.

Para mais informações, basta clicar aqui.