wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Qual a importância da topografia para a construção? - Wasaki Engenharia
 

Qual a importância da topografia para a construção?

Algumas ferramentas, técnicas e tecnologias são essenciais para obras e soluções em engenharia de todos os tipos. Um exemplo é a topografia, pois esse é um dos estudos mais importantes durante a execução de uma obra.

O uso dos conceitos envolvidos na topografia é essencial para dimensionamento, estudo do terreno além da análise da viabilidade de uma determinada construção.

Em linhas gerais, a topografia pode ser entendida como uma ciência que estuda um determinado terreno buscando trazer informações a respeito das suas características, formas e peculiaridades da superfície em estudo. Dessa forma, são criados mapas para descrever a superfície em si, vegetação, inclinações, coberturas, elevações e demais detalhes do terreno.

Com isso, fica muito evidente a grande importância que uma topografia tem no planejamento de uma obra. Seja o engenheiro responsável ou arquiteto da obra, tais profissionais precisam de informações detalhadas do local onde se dará a construção do projeto.

São as representações gráficas da topografia do terreno que permitem determinar se a obra em questão é viável naquele terreno ou haverá problemas futuros, se será necessário mudanças no projeto para que a construção torne-se viável ou quais mudanças podem ser implementadas no próprio terreno para facilitar a obra.

Qual a finalidade da topografia na construção?

Para o bom andamento do projeto será essencial que o engenheiro responsável tenha acesso às informações do terreno. Portanto, a principal finalidade do estudo topográfico do terreno é fornecer dados como dimensões do terreno e áreas críticas que precisam ser evitadas ou modificadas para que o projeto seja iniciado.

Além disso, é o estudo apresentado pelo topógrafo que indica a necessidade ou não de terraplanagem do terreno, por exemplo. Com o estudo em mãos, é possível determinar com precisão quais serão os locais mais adequados de cada obra como, por exemplo, áreas de escoamento, instalações sanitárias durante a obra e aquelas que serão definitivas, estruturas para pequenas ruas ou rodovias.

O que é o teodolito e como ele é usado na topografia?

Está claro que a precisão é algo fundamental em um estudo topográfico. Por isso, é preciso utilizar equipamentos adequados para que o relatório final esteja condizente com a realidade. Um dos equipamentos empregados na topografia, e um dos mais tradicionais, é o teodolito. Esse é um instrumento óptico que consegue medir ângulos verticais e horizontais com grande precisão.

O equipamento possui um sistema de eixos bastante completo, além de luneta de visada, círculos graduados e níveis de bolha. Portanto, ele permite com que ângulos verticais e horizontais sejam medidos de forma direta ou indireta a partir de uma distância de referência.

Em resumo, o equipamento será fixado em uma determinada parte do terreno para que ele esteja alinhado com o eixo de gravidade do local. A partir daí, mira-se por meio da luneta do teodolito para um outro ponto de referência. A medida angular entre esses dois pontos é anotada. Outras medidas serão feitas de acordo com os pontos de referência determinados pelo topógrafo. Com isso, todas essas medidas são coletadas até que o levantamento topográfico do terreno seja feito.

Os cálculos das medidas envolvidas são feitos por meio de sistemas de triangulação, ou seja, métodos com base na trigonometria básica. O resultado desses cálculos e medidas compõem o resultado final do estudo topográfico que será entregue aos responsáveis pela obra.

Dessa forma, fica claro que o estudo topográfico de um determinado terreno será uma das etapas cruciais de uma obra. Sem esse tipo de estudo é quase impossível determinar a viabilidade de uma construção, pois vários tipos de imprevistos podem acontecer durante e depois da obra. Ou seja, a topografia aumenta a confiabilidade da obra.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia já possui mais de 10 anos de experiência no mercado quando o assunto é solução em engenharia. São 10 anos de excelência nos serviços oferecidos, o que faz da Wasaki Engenharia uma referência no mercado. Equipe multidisciplinar, projetos com melhor custo benefício para o cliente e preocupação com a sustentabilidade são alguns dos diferenciais da empresa.

A Wasaki Engenharia atua nas áreas de projetos urbanos, ferrovias e rodovias.

Para mais informações basta clicar aqui.