wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Qual a função dos aditivos do concreto? - Wasaki Engenharia
 

Qual a função dos aditivos do concreto?

Os aditivos para concreto formam parte importante das soluções que são empregadas no setor de construção civil. Esse elemento é tão usado quanto outros itens básicos: cimento, areia e brita. A aplicação desse tipo de material se tornou bastante popular devido ao fato de fornecer características importantes e essenciais para a massa que será utilizada para concretagem.

O principal fator que justifica seu emprego na massa dos aditivos de concreto é justamente o fato do aditivo ser capaz de alterar propriedades essenciais do concreto. Com isso, um bom aditivo é capaz de mudar as características do concreto, tanto em estado seco como endurecido, de forma que seja possível alcançar os padrões exigidos em cada tipo de obra.

Em resumo, adicionar um bom aditivo ao concreto pode resultar em melhoras na resistência mecânica, trabalhabilidade, retração, permeabilidade bem como influenciar no grau de absorção de água do concreto. Todas essas características são de extrema importância para o concreto final que será empregado na obra.

É possível afirmar que a principal função de um aditivo para concreto é melhorar as características, bem como as propriedades físicas do concreto. Dessa forma, o aditivo tem grande importância para obras de pequena e grande escala, principalmente no caso desta última. O aditivo para concreto aumenta a qualidade da estrutura de concreto que será utilizada na obra, aumentando o grau de segurança e confiabilidade da estrutura final.

Quais são os aditivos mais utilizados?

Existem vários tipos de aditivos para concreto, sendo que ele deverá ser escolhido de acordo com a necessidade da obra. Se ela necessita de concreto projetado, por exemplo, então é preciso utilizar um aditivo que proporcione uma secagem mais rápida do concreto.

Abaixo são destacados alguns dos principais tipos de aditivos que são utilizados em larga escala na construção civil:

  • Incorporadores de ar: esse tipo de aditivo tem como principal função reduzir a tensão superficial da água sobre o concreto. Com isso, eles conseguem adicionar ou incorporar ar ao concreto, sendo que o efeito final é um concreto mais coesivo e untuoso. Aumento da resistência mecânica, menor incorporação, melhor acabamento das faces nas desenformas, são outras características melhoradas por esse aditivo.

  • Redutores de água ou plastificantes: o aditivo em questão é formado por moléculas com as chamadas extremidades laterais com cargas negativas. Em termos práticos, isso significa que um dos lados da molécula do aditivo consegue aderir os grãos de cimento, que compõem a carga positiva, enquanto que o outro lado ficará exposto. Uma vez que há repulsão eletrostática entre carga positiva e negativa, então, os grãos de cimento serão cobertos pelo aditivo, melhorando a funcionalidade do concreto. Com isso, o concreto é plastificado – o que significa aumento da trabalhabilidade e fluidez do concreto sem que seja preciso adicionar água à composição.

  • Superplastificantes: são bastante semelhantes ao aditivo citado anteriormente. A principal diferença é que estes conseguem alcançar os mesmos resultados do caso anterior com dosagens bem menores.

  • Aceleradores de pega: como o próprio nome sugere, esses aditivos atuam na diminuição do tempo de tempo do concreto, que é justamente o tempo que o material começa a endurecer, após adicionar água e começar o processo de mistura.

  • Retardadores de pega: possuem o efeito contrário dos aceleradores. Retardar o tempo de pega será essencial nos casos onde é necessário aplicar o concreto em distâncias muito longas ou trabalhar com o material em climas frios.

  • Microssílica: esse é o principal aditivo utilizado nas construções que exigem alto grau de qualidade do concreto bem como alta performance. Portanto, ele é capaz de melhorar características como, por exemplo, resistência mecânica e impermeabilidade.

A utilização desse tipo de material é de grande importância para garantir um resultado mais satisfatório na obra em questão. Mas é preciso estar atento ao tipo de finalização esperada para selecionar o melhor aditivo.

Wasaki Engenharia

Com mais de 10 anos de experiência no mercado, a Wasaki Engenharia é uma referência em soluções modernas e eficientes em engenharia. Diversidade de segmentos de atuação, profissionais capacitados e soluções visando a sustentabilidade do meio ambiente são alguns dos diferenciais da Wasaki.

Clique aqui e saiba mais.