wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Qual a finalidade dos muros de contenção em gabião? - Wasaki Engenharia
 

Qual a finalidade dos muros de contenção em gabião?

Existem vários tipos de estruturas de contenção na construção civil. Um exemplo disso é o muro de contenção em gabião.

Essa estrutura, em particular, tem como principal finalidade oferecer maior estabilidade para encostas e taludes. Vale destacar que essa maior estabilidade visa evitar que rupturas de maciços de terra ou rocha ocorram, o que acaba prejudicando todas as demais estruturas na região da obra. Portanto, esse tipo de construção é de extrema importância para evitar desastres naturais e acidentes como desabamentos, rastejo e escorregamentos em áreas de risco.

A contenção em gabião de rocha é feita por meio da construção de uma gaiola metálica que envolve toda a estrutura final. A gaiola é constituída, em geral, de fios de aço galvanizado, considerando a necessidade de evitar que fenômenos como intempéries não causem oxidação da gaiola. A corrosão, por sua vez, também é outro importante fenômeno que deve ser levado em consideração. Por isso, é possível que seja necessário um revestimento de PVC para diminuir ou evitar seus efeitos.

Com a gaiola já montada, a estrutura do muro de contenção em gabião é preenchida com rochas que são organizadas de forma a ocupar todo o volume formado pela estrutura metálica.

Quais são as características do gabião?

O gabião é utilizado para construção de muros de contenção devido ao fato de proporcionar vantagens técnicas na estrutura final, além de vantagens econômicas. Como exemplo, é possível citar o fato de que o gabião possui uma grande flexibilidade. Em termos práticos, isso significa que o muro de contenção poderá sofrer recalques diferenciais e isso não implicará na perda de estabilidade do talude. Portanto, não será necessário esforços e recursos extras para recuperar a estabilidade do talude.

Uma importante característica das rochas em gabião é o fato de que elas permitem que a estrutura tenha espaços vazios de forma proposital. Esses espaçamentos são responsáveis por oferecer um caminho para que a água presente no talude seja escoada pelo muro. Ou seja, um processo natural de drenagem da água irá ocorrer e isso evita que o solo sofra mudanças nas características, devido à ação da água no local.

Além disso, é importante destacar o baixo impacto ambiental dessa alternativa para contenção. A principal matéria-prima utilizada será uma rocha, portanto, um recurso natural que não oferece impactos negativos para o meio ambiente.

Quais são os tipos de muro de contenção em gabião?

Ao todo existem três tipos de muro de contenção em gabião. O primeiro é o muro de gabião do tipo caixa. A estrutura metálica desse tipo de muro será no formato de paralelepípedo. A base, as paredes frontal e traseira, bem como a tampa da estrutura serão construídas a partir de uma malha hexagonal de dupla torção. A base é montada com painéis que constituem as paredes e diafragmas do muro de contenção. As principais aplicações do muro tipo caixa são barragens e canalizações.

Assim como o anterior, o muro de gabião do tipo colchão também apresenta um formato de paralelepípedo. No entanto, diferencia-se pelo fato de ter uma grande área e pequena espessura. Uma malha principal no formato hexagonal de dupla torção forma, separadamente, base e tampa da estrutura metálica. É aplicado em canais e margens de córregos e rios para criar um revestimento.

O último tipo a ser citado é o muro de gabião do tipo saco. A estrutura desse muro é no formato cilíndrico. Uma única malha hexagonal de dupla torção é responsável por compor a estrutura básica, sendo que o fechamento nas extremidades do muro é feito por meio de arames de aço. Esse muro é bastante utilizado em aplicações que envolvem obras hidráulicas ou quando é preciso instalar o muro de contenção em grandes profundidades.

Wasaki Engenharia

Com mais de 10 anos atuando no mercado, a Wasaki Engenharia já se tornou uma referência quando o assunto é solução nas áreas de engenharias. Processos bem formados e pensados, equipe multidisciplinar e foco no melhor custo benefício para os clientes e soluções sustentáveis são alguns dos diferenciais da Wasaki. A empresa atua com projetos na área urbana, bem como nas áreas ferroviária e rodoviária.

Para mais informações clique aqui.