Qual a finalidade da sondagem do solo?

Uma das técnicas mais usadas hoje em dia quando o assunto é o reconhecimento do terreno é a sondagem do solo.

Esse é um processo que visa destacar quais são as características de um determinado terreno e como elas podem influenciar o desenvolvimento da obra. Dessa forma, por meio da utilização dessa técnica é possível destacar informações como, por exemplo, resistência do solo, espessura das camadas que compõem o terreno, onde se encontra o lençol freático se ele existir e etc.

Portanto, pode-se dizer que a grande finalidade da sondagem do solo é descobrir a resistência do solo, bem como a presença ou não de água no subsolo. Tais informações são essenciais para o decorrer do projeto, pois é com base nas respostas encontradas que serão definidas as soluções para acomodar o projeto naquele determinado tipo de solo. Em muitos casos, por exemplo, essa análise do solo pode inviabilizar o projeto, uma vez constatado que o solo em questão não possui as características requeridas para a obra, e os custos de adequação sejam muito elevados.

Na infraestrutura ferroviária, por exemplo, a sondagem do solo é fundamental para o conhecimento do terreno onde serão assentados todos os componentes da plataforma que suporta a superestrutura. Sem um solo devidamente trabalhado será impossível atingir o nível de segurança desejado para o transporte de grandes cargas. Por isso, conhecer o solo para essa etapa do projeto é extremamente importante para obras ferroviárias.

Quais são os tipos de sondagem do solo?

Vale destacar que existem vários tipos de sondagens para diferentes aplicações e necessidades. Um dos mais comuns no Brasil é a chamada sondagem à percussão por meio do ensaio Standard Penetration Test (SPT). Esse ensaio é bastante simples e não requer grandes equipamentos: ele é realizado por meio de um amostrador que é inserido no solo através de um martelo. Ao final do processo é possível obter informações como:

  • Resistência do solo a cada metro de profundidade atingida;

  • Nível de água do subsolo;

  • Tipos de solo para cada resistência alcançada.

Em terrenos com muita presença de pedaços de rochas no subsolo é preciso fazer uso da sondagem rotativa. O processo é realizado por meio de uma tubulação que dispõe de uma coroa de diamante na ponta de forma que seja possível fazer a perfuração dos pedaços de rocha. Com isso, é determinada a qualidade dos minérios encontrados e é possível recolher parte dos pedaços para fazer análises de resistência.

A sondagem à trado também é uma opção muito utilizada no Brasil. Ela pode ser manual ou mecânica e é caracterizada por uma perfuração com um pequeno diâmetro bem como profundidade reduzida. A partir da coleta de amostras deformadas são feitos os ensaios necessários para encontrar os dados do solo em questão.

Vantagens da sondagem do solo

A grande vantagem da utilização desse tipo de técnica é justamente evitar os prejuízos futuros com irregularidades na obra. É bastante comum encontrar obras com crateras no solo, muros com rachaduras, calçadas afundadas e etc. Tudo isso pode estar relacionado ao desconhecimento do solo, uma vez que uma sondagem não foi realizada antes de iniciar os trabalhos.

Além disso, a sondagem do solo garante segurança durante e depois da obra finalizada. Esse é um detalhe fundamental para evitar acidentes de baixo ou grande nível.

Dessa forma, fica evidente a importância de uma sondagem de solo para o desenvolvimento de uma obra em engenharia. O conhecimento do solo em questão será um ponto importante para delimitar quais as limitações que a obra terá e como esses desafios poderão ser solucionados. Em muitos casos, é esse tipo de técnica que pode evitar acidentes e custos elevados durante e após a obra.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia é uma das referências do mercado brasileiro em obras de engenharia. Equipe bem estruturada, profissionais multidisciplinares, prestação de serviços sustentáveis e ótimo custo-benefício para o cliente são alguns dos diferenciais da Wasaki. A empresa atua nas seguintes áreas:

  • Infraestrutura ferroviária e rodoviária;

  • Superestrutura ferroviária e rodoviária;

  • Além de obras em engenharia e projetos especiais.

Para mais informações é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima