wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Qual a aplicação do concreto projetado? - Wasaki Engenharia
 

Qual a aplicação do concreto projetado?

O concreto projetado é um excelente método de reparo quando comparado aos métodos tradicionais de moldagem no local.

O concreto projetado é um método de aplicação pneumática de concreto a uma alta velocidade. O impacto criado pela aplicação consolida o concreto ao mesmo tempo em que ele é aplicado.

Embora as propriedades endurecidas do concreto projetado sejam semelhantes às do concreto convencional moldado no local, a natureza do processo de colocação resulta em uma excelente ligação com a maioria dos substratos e capacidades rápidas ou instantâneas, particularmente em formas ou formatos complexos. Pode ser usado em superfícies de qualquer tipo ou formato, inclusive áreas verticais ou aéreas.

O concreto projetado é um excelente método de reparo quando comparado aos métodos tradicionais de moldagem no local. Ele fornece alta resistência de ligação, maior resistência à compressão e flexão e maior resistência ao ataque químico e alcalino. Requer pouca ou nenhuma cofragem, o que torna o concreto projetado tradicionalmente mais rápido do que o moldado no local. O concreto projetado também oferece uma infinidade de benefícios de sustentabilidade. O processo úmido ou o processo seco de concreto projetado podem fornecer uma solução viável, econômica e durável para muitos requisitos de projeto.

O processo de mistura seca e o processo de mistura úmida são os dois métodos de construção do concreto projetado que se baseiam no momento em que a água é adicionada à argamassa ou à mistura de concreto. No processo de mistura seca, a água é adicionada no bico, enquanto a água é adicionada na mistura de concreto ou argamassa no processo de mistura úmida.

Concreto projetado em mistura seca

Esse processo envolve a mistura de cimento e agregados úmidos na proporção necessária antes de fornecê-lo ao dispositivo de projeção de concreto. Os ingredientes bem misturados são então colocados na tremonha do dispositivo. Durante a operação de concretagem, a mistura, sob ação do ar comprimido, é levada da moega até o bico por meio da mangueira de saída do equipamento.

Uma vez que a mistura seca atinge o bico, água sob alta pressão é pulverizada sobre a mistura através de um anel perfurado acoplado ao equipamento. Durante a pulverização, a água molha a mistura seca. Assim, a mistura de concreto ou argamassa úmida necessária é injetada em uma velocidade mais alta na superfície a ser projetada.

A quantidade de água adicionada para o processo de concreto projetado com mistura seca é controlada pelo bico ou pelo operador de colocação. A água é controlada por meio de uma válvula presente no dispositivo. Geralmente, a mistura seca é usada para colocações de pequeno a médio volume ou para condições com acesso veicular limitado.

Concreto projetado em mistura úmida

Envolve a mistura de todos os ingredientes para formar o concreto com o teor de água necessário. Aqui, a mistura a ser projetada é preparada antes de ser colocada no equipamento de projeção. O equipamento de entrega usado pode ser do tipo deslocamento positivo ou alimentação pneumática.

O processo envolve forçar a mistura úmida para o bico através da mangueira de entrega por meio de ar comprimido. A mistura é então lançada em alta velocidade na superfície a ser betonada. O ingrediente misturado é entregue à bomba de concreto projetado por meio de um caminhão de transporte. Geralmente, a mistura úmida é usada para colocações de grande volume com fácil acesso para veículos de construção.

O concreto projetado úmido ou o concreto projetado seco são os mesmos quando atingem o substrato. Ao especificar concreto projetado, é importante que, independentemente do método, verificar se o fornecedor do material pode atender aos requisitos de desempenho. Além disso, um nível de experiência e conhecimento de trabalho do processo de concreto projetado é imprescindível.

Aplicações do concreto projetado

O concreto projetado é usado em várias áreas de construção como reparo e restauração; mineração subterrânea e túneis; novas construções; piscinas, atrações aquáticas e parques de skate; tanques e cúpulas; refratários; arquitetura e paisagismo.

Vantagens do uso do concreto projetado

– Pode ser usado em praticamente qualquer projeto de concreto e normalmente resulta em uma economia significativa de tempo e dinheiro.

– Pode ser aplicado facilmente em áreas restritas a alguma distância do ponto de acesso.

– É um material estruturalmente forte e durável, capaz de obter uma excelente aderência com concreto, alvenaria, aço e outros materiais.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia atua há mais de 10 anos nos segmentos de construção, manutenção, reformas e adequações, gerenciamento de obras e elaboração de projetos. Possui uma equipe bem estruturada, com profissionais qualificados proporcionando qualidade, agilidade e segurança em todos os seus projetos.

Clique aqui e conheça todos os serviços oferecidos pela Wasaki Engenharia.