wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Quais os tipos de perfuração em rocha? - Wasaki Engenharia
 

Quais os tipos de perfuração em rocha?

As mais diferentes obras em engenharia podem exigir em cada uma delas soluções específicas para os problemas que aparecem no decorrer do desenvolvimento do projeto. Um exemplo disso é um local com encostas ou inclinações acentuados, então é preciso um muro de arrimo ou estrutura de contenção para amenizar essa questão.

Por outro lado, pode ser necessário perfurar rochas quando é preciso abrir furos em maciços para a instalação de ancoragem, estaca raiz que irá sustentar uma estrutura qualquer, extrair minério e etc. Esses são exemplos claros dessa necessidade constante nas obras de engenharia que é a perfuração de rochas. Trata-se de um processo bastante engenhoso e que requer muita atenção na hora de ser executado, desde ao tipo de perfuração até os recursos materiais que serão utilizados de acordo com a rocha em questão que será perfurada.

Dentre os componentes que devem estar presentes quando da perfuração da rocha, destacam-se:

  • Perfuratriz: é o equipamento principal que dispõe de fonte de energia mecânica.

  • Haste: é basicamente o meio de transmissão de energia.

  • Broca: por meio dela ocorre a perfuração propriamente dita da rocha.

  • Fluido: tem como objetivo fazer a limpeza da região perfurada para que ela possa ser utilizada nos propósitos da obra.

Quais são os tipos de perfuração em rocha?

A perfuração em rocha do tipo manual é uma das mais simples realizadas. Em outras palavras, o uso dessa técnica exige equipamentos menos complexos do que as perfuratrizes e etc. Em geral, tal técnica é empregada através de um operador com conhecimento no assunto. Uma das características da perfuração tipo manual é justamente o fato de se trabalhar com dimensões bem inferiores quando comparadas às dimensões de grandes perfurações, o que explica descartar equipamentos de grande porte. Dada a questão econômica, prefere-se utilizar esse tipo de técnica quando a cavidade é de dimensões reduzidas.

Quando o assunto é a extração de minerais, a técnica de perfuração preferida é a produção. A perfuração se dará em regiões bem mais subterrâneas e é preciso o uso de equipamentos de grande porte como é o caso da perfuratriz. Além disso, esse processo pode ser precedido pelo uso de explosivos. É caracterizada por uma grande variação em relação às técnicas e equipamentos utilizados, pois tudo varia de acordo com o tipo de rocha que será perfurada visando a preservação dos minerais.

A perfuração de bancos é uma das técnicas mais utilizadas, bem como considerada um dos métodos mais eficientes da atualidade. Um dos destaques dessa técnica é a presença de uma área livre para o escoamento do material extraído da perfuração. Além da perfuração em bancos ser utilizada em projetos subterrâneos, ela também é destinada a obras a céu aberto. O fato de os furos poderem ser diagonais, verticais ou inclinados também faz com que esse tipo de perfuração seja bastante utilizado hoje em dia.

Uma técnica também muito utilizada hoje em dia é a perfuração de chaminés. Trata-se de um processo bastante engenhoso e que inclui a perfuração dentro de uma grande área subterrânea. O objetivo, neste caso, é a abertura de uma tubulação que funcionará como uma passagem de ar e resfriamento ou até mesmo para a passagem do minério extraído com mais facilidade para a superfície. Perfurações longas, com grandes dimensões e uso de equipamentos especializados e de grande porte são características importantes desse tipo de perfuração.

A importância das diferentes técnicas de perfuração de rochas. Esse tipo de solução quase sempre ocorre em uma obra de engenharia, seja ela de pequeno ou grande porte. Com isso, encontrar a solução correta para a perfuração bem como o método mais eficiente de acordo com as necessidades do projeto é fundamental para trazer segurança e eficiência ao desenvolvimento da obra.

Wasaki Engenharia

Há mais de 10 anos investindo em projetos inovadores para um Brasil melhor, a Wasaki Engenharia é referência no mercado brasileiro quando o assunto é solução em engenharia.

Equipe multidisciplinar e bem estruturada, projetos bem pensados e visando o melhor custo-benefício para o cliente, sempre pensando na questão da sustentabilidade.

Para mais informações, basta clicar aqui.