wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Quais os tipos de obras subterrâneas? - Wasaki Engenharia
 

Quais os tipos de obras subterrâneas?

Desde o antigo Egito, a escavação é fonte de interesse para aproveitamento do subsolo. Esta combinação entre geologia e engenharia cria estruturas que fazem uso do maciço envolvente e tornam importante estudar o comportamento do solo para definir o dimensionamento estrutural da obra. As funcionalidades obtidas pelo avanço da geoengenharia trouxeram tecnologias que garantiram a solução para demandas de locomoção, acesso, ferramentas, sistemas e muito mais.

Com a mobilidade urbana e crescente necessidade de mais espaço, obras subterrâneas ganharam notoriedade ao possuírem mais rapidez, menor custo e maior certeza no tratamento dos maciços quando comparadas a obras realizadas na superfície. Em grandes centros urbanos também existe um custo elevado envolvendo o uso do espaço, além dos transtornos causados para realizar uma construção que não atrapalhe o tráfego diário, fatores que são minimizados quando se trabalha em obras subterrâneas.

Este artigo mostra qual a finalidade de cada tipo e onde essas obras podem ser utilizadas.

Túneis

Correspondendo a grande parte de todo o volume de escavações a nível mundial, é considerado o principal e mais antigo representante das obras subterrâneas. Seu objetivo é o de encurtar distâncias e promover a passagem a algum lugar de difícil acesso, passando por obstáculos que trariam perigo se percorridos pela superfície, como ambientes montanhosos. É utilizado como grande auxiliador de ferrovias e rodovias, facilitando o tráfego de veículos e a logística comercial e garantindo maior rapidez na locomoção.

Poços

Esse tipo de estrutura trata-se de uma obra de escavação e tem por finalidade a ligação de diferentes níveis de cotas. Muito se conhece sobre poços artesianos, porém além de sua utilização como meio de obtenção de água subterrâneas, os poços também podem se tornar dutos de ventilação, ponto de partida para obras maiores, como a construção de metrôs e auxiliadores do saneamento básico, na forma de poços de visita (ou popularmente conhecido como bueiros). Uma curiosidade é que, embora o formato mais comum de sua seção transversal seja circular, também são encontrados poços retangulares e elipsoidais.

Cavernas

Antigamente as cavernas eram utilizadas como forma de esconderijo contra predadores e forças da natureza. Essa forma de abrigo foi evoluindo conforme as necessidades da sociedade e hoje realiza a proteção de instalações como equipamentos para geração de energia elétrica e instalações civis e militares. Esta última instalação pode se apresentar na forma de hangares, estações de saneamento básico, paióis e também redes de energia, que são abrigadas a partir da construção de cavernas.

Galeria e Acesso

As galerias possuem estrutura semelhante aos túneis, porém de menor dimensão. São utilizadas, muitas vezes, para auxiliar instalações industriais, como por exemplo: sistemas de comunicação, circuito hidráulico e dutos de ventilação. Além disso, servem como projeto piloto para obras maiores, como os túneis. Como o nome sugere, os acessos servem de entrada para se atingir determinado local. São construídos como entrada ou saída de uma via e podem ter o formato de poços ou galerias, dependendo da finalidade.

Wasaki Engenharia

Obras com grandes dimensões necessitam de conhecimento técnico aprofundado sobre suas características e peculiaridades para a devida construção e monitoramento. Com mais de 10 anos de experiência no setor da engenharia civil, a Wasaki Engenharia possui portfólio diverso, envolvendo soluções de infraestrutura, superestruturas e projetos de engenharia, todos eles contemplando os segmentos rodoviário e ferroviário.

Para mais informações clique aqui.