wasaki@wasaki.com.br +55 41 3134 1414
Quais os problemas provocados pela umidade nas construções? - Wasaki Engenharia
 

Quais os problemas provocados pela umidade nas construções?

As construções envolvendo obras em engenharia precisam de vários cuidados especiais, passando pela etapa do projeto, a execução e até mesmo no pós-obra. Existem vários fatores que podem comprometer uma estrutura, sendo que os climáticos são alguns dos mais conhecidos. Um exemplo disso é a umidade, uma vez que ela pode causar uma série de problemas em construções.

Observar os efeitos da umidade em uma construção é de fundamental importância para evitar problemas maiores. Com o passar do tempo, a estrutura será submetida ao natural processo de degradação ao qual todos os materiais estão sujeitos. E a água possui um papel importante nesse processo de degradação, seja por meio de fortes chuvas ou umidade.

Um dos maiores problemas causados pela umidade em diversas construções é justamente a infiltração. De forma resumida, as infiltrações nada mais são do que o escoamento de forma involuntária e indesejada de água através das estruturas da construção. Em outras palavras, a umidade pode fazer com que haja acúmulo e escoamento de água em locais como, por exemplo, uma parede, janelas, no subsolo e etc. Com isso, esse escoamento acaba causando uma degradação mais rápida dos materiais que entrarão em contato com a água indesejada.

A infiltração é, sem sombra de dúvidas, um dos principais problemas, pois, por meio dela, vários outros problemas aparecem. Um deles são as manchas ao longo das edificações. Paredes, teto e chão podem ser severamente afetados. As manchas acabam estragando o design interior e proporcionando desconforto dentro do ambiente da construção, o que pode ser um empecilho grande na venda de obras de habitação, por exemplo.

O mofo também é uma das consequências diretas da umidade. Esse tipo de problema é potencializado pelo efeito da umidade, pois o mofo se espalha com maior facilidade em paredes e superfícies úmidas. Vale destacar que ambientes com pouca exposição à luz também são terrenos férteis para a proliferação do mofo. Outro detalhe importante é que os fungos que originam o mofo também podem causar problemas de saúde para as pessoas.

A destruição de estruturas de piso e azulejo também pode ser apontada como uma consequência direta da ação da umidade. O processo de infiltração causado pela umidade consegue causar, em muitos casos, o deslocamento total ou parcial de boa parte do piso de uma construção e até mesmo dos azulejos na parede, uma vez que estes últimos perdem aderência em decorrência das deformações na parede.

Não se pode deixar de destacar a corrosão de armaduras nas estruturas de concreto armado. Esse é um dos problemas mais sérios para as construções, pois ele afeta diretamente a capacidade de resistência mecânica do concreto armado, que por sinal é uma das características mais importantes desse material. O intenso processo de corrosão pode resultar, por exemplo, no rompimento da estrutura e problemas graves para a construção.

Dessa forma, conhecer os problemas ocasionados pela ação da umidade em uma construção é de grande importância para os responsáveis pela obra. Muitos dos problemas citados aqui podem resultar em acidentes graves, algo que envolve a questão da segurança, que é uma das mais importantes para um projeto de engenharia. Com isso, conhecer tais problemas e tomar medidas para preveni-los ainda na fase de projeto é essencial para evitar imprevistos os quaisquer fatores que prejudiquem a segurança e confiabilidade da construção.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia é conhecida no mercado por ser referência quando o assunto é solução em engenharia. São mais de 10 anos investindo em projetos inovadores em busca de um Brasil melhor. Todo o sucesso da empresa foi alcançado por meio de projetos bem pensados e bem executados, equipe de profissionais altamente capacitada e multidisciplinar além de serviços visando o desenvolvimento sustentável.

A Wasaki atua em construção civil, obras em ferrovias e rodovias, além de infraestrutura industrial.

Para mais informações, basta clicar aqui.