wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Quais os principais tipos de estacas de fundação? - Wasaki Engenharia
 

Quais os principais tipos de estacas de fundação?

Uma das estruturas mais importantes da construção civil é, sem sombra de dúvidas, a fundação.

Essa nada mais é do que o alicerce que será responsável por oferecer boa parte da resistência para que a estrutura final não sofra rupturas. E durante o processo de construção da fundação é preciso que os profissionais responsáveis pela obra estejam atentos ao tipo de estaca a ser utilizada.

Em resumo, a estaca de fundação pode ser entendida como uma ferramenta acessória da fundação em si. Com isso, ela será utilizada para oferecer um caminho de transmissão das cargas atuantes pela estrutura final da obra até o solo. Ou seja, em outras palavras, a estaca de fundação transmite cargas atuantes na superfície da construção para o solo onde foi feito o alicerce da obra.

Além disso, vale destacar que esse elemento sempre deverá ser utilizado em estruturas que apresentam um elevado nível de carga aplicada na superfície e que deve ser transmitida para o solo. Essa transmissão de carga da superfície para o solo é justamente o que evita problemas futuros como o rompimento de parte da estrutura. A escolha correta da estaca de fundação varia de acordo com as cargas previstas pela edificação, características do terreno, a fundação em si, o tipo de transmissão de carga desejada além do orçamento disponível.

Quais os tipos comuns de estaca de fundação

Dentre os tipos mais comuns de estacas de fundação utilizadas em construções no Brasil está a estaca escavada. A formação dessa estrutura é feita em três etapas: escavação, alocação das armaduras e, por fim, concretagem. Em geral, elas são utilizadas em vários tipos de solo, sendo que deve haver uma preocupação adicional em terrenos com presença de água ou, até mesmo, alto risco de desmoronamento.

A estaca raiz é bastante famosa pelo fato de poder ser usada em qualquer tipo de solo. Uma de suas características é que esse tipo de estaca é moldada no próprio local onde ela será instalada. Ela é muito utilizada em casos onde é preciso perfurar matacões e concretos, considerando o fato de sua perfuração ser do tipo roto-percussiva ou rotativa.

Com aplicações em diferentes tipos de solo, a estaca Strauss é uma estaca bastante flexível e que dispõe de grande capacidade de carga. Vale destacar que elas também são moldadas no local da sua construção. A escavação dessa estaca requer o uso de uma sonda metálica sendo que desde a superfície até a profundidade da estaca é inserido um revestimento metálico que visa maior equilíbrio da estrutura.

Uma das principais opções em obras nos centros urbanos quando o assunto é estaca de fundação é a do tipo hélice contínua. Essa estaca sempre possui uma escavação que ocorre ao mesmo da concretagem. Dentre os motivos que fazem dela ser a preferida em aplicações nos centros urbanos estão o baixo ruído produzido para sua construção, total ausência de vibração durante o processo, além da possibilidade de trabalhar com diferentes tamanhos de diâmetros.

Com um controle de qualidade bem maior quando comparadas as do tipo moldadas no local da obra, as estacas pré-moldadas de concreto também são excelentes opções nas obras que precisam de um maior padrão de qualidade. Como o próprio nome já sugere, esse tipo de estaca é pré-fabricada e esse é justamente o fato que faz dela uma ferramenta mais confiável.

Dessa forma, é importante destacar a escolha certa do tipo de estaca de fundação para os mais variados tipos de obra. Qualquer construção civil, não importa se a obra é de grande ou pequeno porte, exige um alto controle de qualidade, desde a fase de projeto até a implementação das ideias.

Wasaki Engenharia

Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a Wasaki Engenharia é referência quando o assunto é solução em engenharia. Processos bem planejados e executados com o auxílio de uma equipe multidisciplinar são alguns dos diferenciais da empresa.

Além disso, os projetos desenvolvidos pela Wasaki sempre visam o melhor custo-benefício para o cliente, bem como não agredir o meio ambiente por meio de soluções que levam em conta a questão da sustentabilidade.

Para mais informações basta clicar aqui.