wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Quais as vantagens do transporte ferroviário? - Wasaki Engenharia
 

Quais as vantagens do transporte ferroviário?

A mobilidade urbana que tanto é falada hoje depende de muitos fatores, dentre eles, de uma rede de transportes eficaz e bem estruturada. Nesse sentido, as ferrovias são de extrema importância. Por isso, trouxemos aqui um pouco das vantagens e da relevância que esse transporte tem para o Brasil.

Não é de hoje que os trens têm um grande papel na locomoção de pessoas e produtos. O transporte ferroviário foi um dos pioneiros na formação do Brasil, a primeira ferrovia, Estrada de Ferro Mauá, foi inaugurada em 1854 pelo famoso banqueiro Barão de Mauá. Em um país de dimensões continentais como o nosso, o transporte ferroviário adquire ainda mais protagonismo devido a uma série de benefícios que veremos em seguida:

Maior segurança

Quando comparadas com o transporte rodoviário, as ferrovias oferecem menos riscos às cargas transportadas. Isso ocorre porque acidentes são menos frequentes em trens do que em caminhões, devido ao peso dos vagões. Além disso, os altos índices de roubos nas rodovias não se repetem no transporte ferroviário. Assim, seja para a locomoção de produtos ou seres humanos, o uso de ferrovias é extremamente positivo e pode significar um maior lucro, já que as perdas de carga serão reduzidas consideravelmente.

Maior velocidade

Algumas modalidades desse transporte, como os comboios de alta velocidade, possibilitam viagens muito rápidas, ideais para trajetos curtos nos quais os produtos precisam chegar no menor tempo possível.

Sustentabilidade

Se comparado aos outros modais, o ferroviário se mostra menos poluente e menos prejudicial ao meio ambiente. Por consumir menos energia e poder operar com biodiesel, um combustível com menos impacto ambiental, o transporte ferroviário é uma ótima alternativa para aliar desenvolvimento econômico e preservação de recursos naturais. Além disso, por transportar muitas cargas em uma única viagem, os prejuízos ambientais são menores ainda.

Menor custo

A inexistência de pedágios, o baixo custo de manutenção e a grande quantidade de cargas transportadas em uma viagem, faz desse modal uma vantagem econômica. Devido a isso, os produtos transportados pelas ferrovias tendem a ter menor valor de frete e, por consequência, serem mais competitivos no mercado.

Geração de empregos

Muitos brasileiros já fazem parte do setor e muitos outros têm intenção de atuar nas diversas áreas. Seja na construção de novas ferrovias, na condução das máquinas ou no ensino e instrução de novos profissionais, esse setor tem muitos empregos para oferecer.

Patrimônio histórico

Assim como a primeira ferrovia brasileira marcou a história e merece ser reconhecida por isso, muitas outras ferrovias do país ganharam museus e exposições e, dessa forma, fomentam o turismo local. Assim, o setor ferroviário vai muito além de apenas transportar cargas.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia é uma empresa completa, com experiência, profissionais capacitados e que se importa com a sustentabilidade, tem como missão a atuação com qualidade, segurança e agilidade. Clique aqui e saiba mais.