wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Quais as diferenças entre solo grampeado e terra armada? - Wasaki Engenharia
 

Quais as diferenças entre solo grampeado e terra armada?

Terra armada e solo grampeado são duas técnicas de contenção, utilizadas na Engenharia Civil.

As duas técnicas são utilizadas em obras ferroviárias e rodoviárias, no desenvolvimento e execução de estradas, construção de túneis, para contenção de deslizamentos, entre outras necessidades.

A terra armada, também chamada de solo armado, é caracterizada pelo desenvolvimento de um maciço, ou seja, estrutura densa, compacta, cuja contenção é feita por meio de placas pré-moldadas de concreto.

Denomina-se solo grampeado a técnica que surgiu na Europa, no início do Século XX. No Brasil essa técnica vem sendo utilizada desde 1980 e visa a melhoria do solo. Ela permite que haja contenção de taludes, utilizando chumbadores, drenagem e concreto. De modo geral, essa técnica utiliza chumbadores enterrados.

Características e etapas das técnicas de terra armada e solo grampeado

A técnica de terra armada utiliza tiras metálicas, presas a placas, que permitem a distribuição da pressão do sistema. Essas tiras são resistentes aos esforços gerados pelo atrito do maciço, quando colocadas dentro do solo, na medida em que é compactado. Apresenta três componentes básicos: o solo, tiras metálicas e paramento externo formado pelas placas pré-moldadas de concreto. Esses componentes são normatizados pela NBR 9.286, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A técnica aplicada segue as etapas: Escavação da plataforma de nivelamento, elaboração da base de nivelamento de concreto, instalação da primeira linha de painéis, colocação de reforço. Paulatinamente vai inserindo aterro e fita metálica até chegar a cota desejada.

A técnica de solo grampeado inicia com a escavação, a qual deve ser realizada de maneira intercalada em trechos de 1,5m de profundidade. No local onde serão inseridos os chumbadores, deve ser feito o pré-jateamento de concreto. Este procedimento auxilia na prevenção de erosão. No geral, são utilizadas barras metálicas de 14 e 50mm nos chumbadores, que devem receber tratamento de proteção contra corrosão. Em seguida, acontece a perfuração, colocação das barras metálicas e preenchimento com concreto nas aberturas. Por fim, é realizada uma reinjeção de concreto, a fim de promover melhor aderência (solo e grampo) e preenchimento de espaços. Esse procedimento é repetido até a altura programada da contenção, em que os chumbadores estejam devidamente enterrados.

Vantagens da utilização das técnicas de terra armada e solo grampeado

Ambas as técnicas apresentam segurança e economia, ou seja, execução mais rápida e, portanto, mais ágil, o que garante menor custo. Tanto a terra armada quanto o solo grampeado são técnicas que devem ser executadas por meio de mão de obra qualificada.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia destaca-se pela excelência na prestação de serviços, é completa e focada na melhor gestão para qualquer tipo de obra. Sua missão é atuar junto à sociedade de maneira ágil, segura e ética, valorizando as parcerias e, acima de tudo, respeitando seus clientes.

Clique aqui e saiba mais.