wasaki@wasaki.com.br +55 41 3134 1414
Quais as diferenças entre maciços, rochas e minerais - Wasaki Engenharia
 

Quais as diferenças entre maciços, rochas e minerais

Para quem ainda pensa que rochas, minerais e maciços são apenas nomes diferentes dados todos à mesma coisa, chegou a hora de desfazer de uma vez por todas esse mito. Mesmo sendo de origem natural, esses materiais apresentam diferenças entre si. Veja mais:

DIFERENÇAS ENTRE ROCHAS, MINERAIS E MACIÇOS

Tratam-se de materiais com complexidades de formação e dimensões bastante diferentes. Adiante serão abordadas com mais detalhes essas diferenças:

Rochas

As rochas são formadas por minerais, mostrando-se um verdadeiro conjunto deles e sendo classificadas de acordo com variáveis como a composição mineralógica, a textura, as estruturas existentes no material, a resistência mecânica e a porosidade, por exemplo.

Segundo essas classificações, são três tipos maiores de rochas:

  • Rochas ígneas: as rochas ígneas resultam da solidificação do magma resfriado abaixo da superfície ou do mesmo processo, mas em relação à lava, desta vez ocorrendo na superfície;
  • Rochas sedimentares: as rochas sedimentares existem graças a processos complexos e naturais de caráter químico, físico e biológico por meio do qual resquícios de rochas como as ígneas, por exemplo, tornam-se, de novo, uma rocha propriamente dita.
  • Rochas metamórficas: as rochas metamórficas, por fim, são variedades oriundas de uma mesma rocha já existente, que pode ser chamada de rocha mãe. Essas variações ocorrem em razão de condições diversas de estruturas, texturas e compostos químicos, por exemplo, acontecendo por situações próprias da natureza, como é o caso das alterações de pressão e de temperatura.

Minerais

Minerais, via de regra, são encontrados sólidos e cristalinos, ou seja, com um interior geralmente padronizado em formas geométricas. Para ser considerado efetivamente um mineral, é de suma importância que o material tenha sido formado pela própria natureza.

Existem diversos minerais disponíveis na natureza e cada um deles apresenta uma composição bastante específica do ponto de vista químico e podem ser encontrados com mas diversas apresentações e variações de cores, texturas, morfologia, dureza, transparência e densidade, podendo, inclusive, ser radioativos, fluorescentes ou fosforescentes.

Maciços

Os maciços são um gênero que se divide em duas espécies: os maciços terrosos e os maciços rochosos.

Os maciços terrosos são típicos de locais que sofreram ações de organismos vivos diversos, crescimento de vegetação e variações climáticas (intemperismo), por exemplo, em momentos passados. Tudo isso influencia nas propriedades do material, tornando-o menos resistente do que os maciços rochosos, que serão tratados a seguir.

Por sua vez, os maciços rochosos são responsáveis por parte da composição da superfície do planeta e costumam ser o resultado da aglomeração de diferentes tipos de rocha, possuindo, conforme já dito e esperado, uma resistência mecânica maior quando comparados com os maciços terrosos.

WASAKI ENGENHARIA

A Wasaki Engenharia é sinônimo de solidez, atuando na construção de um Brasil cada vez melhor há mais de dez anos, trabalhando sempre com muito respeito e seriedade para entregar as melhores e mais completas soluções de engenharia para os seus clientes. Profissionais capacitados nas mais diversas áreas, todos igualmente preparados para prestar serviços com agilidade, segurança e qualidade.

Clique aqui e saiba mais.