wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Quais as diferenças entre infraestrutura e superestrutura? - Wasaki Engenharia
 

Assim como no Direito e na Medicina, a Engenharia tem seus termos técnicos que precisam ser elucidados para uma melhor compreensão da ciência. Dois desses termos são os conceitos de infraestrutura e de superestrutura.

Muito se fala, por exemplo, na falta de infraestrutura da maior parte das cidades brasileiras. Mas o que ela é, especificamente?

A palavra diz respeito às bases de uma estrutura. Nela se encaixam as fundações dos prédios, mas há também um sentido mais amplo que envolve as estruturas para as áreas de transportes, energia, segurança hídrica, saneamento, prevenção de desastres naturais, entre outras. É por isso que a infraestrutura é tão importante para uma cidade. Sem ela, o transporte fica prejudicado, ocasionando problemas de mobilidade urbana ou situações constrangedoras e precárias à saúde, como um esgoto a céu aberto.

É por meio da infraestrutura que as cidades crescem, seja no âmbito público ou privado, pois sem essas obras, não há como proporcionar uma boa qualidade de vida aos cidadãos e turistas. As cidades mais elogiadas e procuradas no mundo hoje são aquelas que têm uma ótima infraestrutura, como é o caso de Curitiba, no Paraná. A capital do Paraná não tem metrô, mas possui um dos melhores sistemas de mobilidade urbana do mundo, com diversas linhas de transporte público e pontos de ônibus estratégicos para não deixar seus 2 milhões de habitantes na mão. E esse é um dos segredos para que também os turistas queiram visitá-la.

Outra capital exemplo é a cidade de Aracaju, que chama a atenção dos turistas pelas suas belas praias e por possuir uma das orlas mais bonitas e limpas do país, mas o que conta também são os grandes investimentos em infraestrutura realizados pelo governo do estado e pela prefeitura. A capital sergipana tem um sistema de transporte público parecido com o de Curitiba, com a integração dos pontos de ônibus da região metropolitana. Pode-se viajar pelas quatro cidades (Aracaju, São Cristóvão, Socorro e Barra dos Coqueiros) com apenas uma passagem. Além do transporte, a capital se sobressai pela boa pavimentação asfáltica, com várias vias restauradas e pelo sistema de tratamento e esgoto.

Infraestrutura predial

A infraestrutura predial também diz respeito às bases da estrutura, como na urbana. Enquanto na infraestrutura das cidades o foco é a qualidade de vida de todos os cidadãos, na predial, o foco é a construção do prédio em segurança para que proporcione também o conforto de quem vai morar ou trabalhar ali. Por isso, é necessário um bom investimento em excelentes materiais de construção nessa parte, como as estacas, as sapatas, os blocos e as vigas baldrames, a depender do primeiro estudo do terreno.

A superestrutura é a responsável pela conclusão do prédio

Nessa fase de construção, os elementos mais utilizados são os pilares, as vigas, vigas de transição e as lajes. E tudo isso deve ser observado desde a construção de um prédio grande como um arranha-céus, até a construção de um prédio simples como um sobrado. Sem a estrita observância dessas regras, todo o projeto fica em risco.

É por isso que para construir com qualidade e segurança, é preciso confiança no trabalho da empresa responsável.

A Wasaki Engenharia é expert nas melhores soluções para a sua construção, com engenheiros qualificados e que pensam, acima de tudo, nos benefícios das vidas das pessoas por meio das nossas obras.

Conte com quem está há mais de 10 anos no ramo da Engenharia, com clientes satisfeitos e reconhecimento por sua solidez e segurança no mercado.

Clique aqui e saiba mais.