wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Quais as características da cortina atirantada? - Wasaki Engenharia
 

Quais as características da cortina atirantada?

A cortina atirantada é uma contenção sustentada por tirantes (um dos seus principais componentes), provisória ou definitiva, caracterizada por não se sustentar em nenhum outro tipo de apoio. A contenção possui uma parede, geralmente vertical, em concreto armado, além dos tirantes já mencionados, que são fixados em um local cuja profundidade ofereça a estabilidade necessária.

Nesse sentido, as cortinas atirantadas servem, principalmente, para fornecer suporte em encostas consideravelmente inclinadas, ou mesmo, fornecer o trabalho de contenção ao alargamento de vias sob as condições de suporte. Sendo assim, a aplicação dessas cortinas é recomendada quando há muita carga para ser contida, ou mesmo em casos de solos locais pouco resistentes.

Quais as características da cortina atirantada?

Como característica, as cortinas podem ser feitas a partir de materiais variados, como perfis metálicos com vigotas de madeira ou concreto armado pré-moldado, por exemplo. Além disso, também podem ser usadas placas de concreto armado, estacas-pranchas ou estacas-raiz, além da parede diafragma para a sua confecção.

Ainda em relação aos aspectos constituintes da obra, os tirantes utilizados podem ser fios, cordoalhas ou monobarras de aço. Esses tirantes – encarregados por estabelecer ligação entre o bulbo ancorado e o painel de contenção – têm a escolha de seu tipo variada de acordo com a necessidade de força para que o painel atenda às demandas necessárias na obra em questão.

Para ir além do material, uma grande vantagem das cortinas atirantadas é a ausência de limites de altura. Isso significa que pode ser projetada independentemente da altura do talude. Dessa forma, sua construção pode ser feita a partir de qualquer altura, mas apenas nas partes do terreno em que houver uma estabilidade mais baixa.

Considerando a versatilidade dos equipamentos utilizados, sua aplicação pode ser muito vasta e diversa, podendo ser realizada em locais que possuem água em interiores maciços. Levando todos os fatores em consideração, observa-se que a cortina atirantada apresenta boas soluções para obras que estão sobre topografias acidentadas a partir da constituição de níveis planos, podendo beneficiar áreas com um melhor aproveitamento.

Quando usar a cortina atirantada?

Para cumprir seu objetivo dentro da engenharia, as cortinas atirantadas são usadas para conter os esforços de empuxos do solo e também são classificadas como obras de infraestrutura e costumam ser utilizadas em segmentos como construções rodoviárias ou subsolos de construções civis.

Também pode ser aplicada na contenção de encostas naturais, contenção de cortes e aterros em terrenos acidentados, ancoragem de lajes de subpressão, ancoragens de fundação de estruturas sujeitas à tombamento, entre outros. Vale ressaltar que essa variedade de aplicação se deve ao fato de que a cortina atirantada apresenta soluções que não possuem restrição ao serem aplicadas, ou seja, pode ser utilizada nos mais diversos solos em níveis diferentes de dificuldade.

A Wasaki Engenharia conta com uma equipe profissional capacitada para fornecer serviços e informações de qualidade. A empresa trabalha dentro das leis ambientais a fim de proporcionar uma excelência empresarial completa, com diversos segmentos, experiência e qualidade de serviço dentro de mais de 10 anos no mercado. Clique aqui e saiba mais.

Por Ana Carolina Pessoa