wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Ligação do Ramal Interno da Klabin com Ferrovia da Rumo Logística - Wasaki Engenharia
 

Ligação do Ramal Interno da Klabin com Ferrovia da Rumo Logística

Obra de execução de infraestrutura ferroviária com a finalidade de criar uma conexão direta entre a Unidade Puma da Empresa Klabin, em Ortigueira/PR, com o Porto de Paranaguá/PR, através da linha ferroviária principal da Rumo Logística.

A Fazenda Apucarana Grande, na qual está inserida a Unidade Puma da Empresa Klabin, está localizada no município de Ortigueira, estado do Paraná.Devido ao grande escoamento da produção e para consolidar a conexão entre a Unidade Puma com o Porto de Paranaguá, também no estado do Paraná, a ligação do ramal interno da Klabin com a linha principal da Rumo Logísticase fez necessária.

Para que a conclusão do pátio de acesso do Ramal Klabin fosse possível, o projeto executivo foi elaborado e executado com atividades de execução de obras de terraplenagem para recuperação de aterro ferroviário, aplicando-se o método de solo reforçado com aplicação do sistema Terramesh, da Empresa italiana Maccaferri.Os sistemas de drenagem foram compostos por canaletas e descidas d’água que facilitaram o escoamento, evitando o acúmulo de águas pluviais que poderiam causar danos a infraestrutura da ferrovia. Na superestrutura, a execução da linha férrea se deu por meio da montagem da grade, com dormentes de concretono pátio de acesso, finalizandoa ligação do ramal interno da Klabin com a linha principal da Rumo Logística.

Todas as atividades executadas seguiram de forma criteriosa as normas técnicas, projetos e normas de segurança, visando sempre à qualidade na prestação do serviço.

Período:
06/2020 a 01/2021
Duração:
180 dias
Cliente:
Klabin