wasaki@wasaki.com.br +55 41 3134 1414
Execução de Passarela de Pedestres em Paranaguá-PR - Wasaki Engenharia
 

Execução de Passarela de Pedestres em Paranaguá-PR

Obra de construção de passarela de pedestres sobre via férrea da Klabin e Avenida Portuária, em frente ao Porto de Paranaguá no Estado do Paraná. Os serviços prestados envolveram aexecução de infraestrutura em estacas raiz, mesoestrutura em concreto armado e superestruturametálica com piso em steel deck.

Após a construção de um ramal ferroviário da empresa Klabin em frente ao Porto de Paranaguá, no Paraná, foi exigido a instalação de uma passarela sobre a linha férrea e a Avenida Portuária, que liga o estacionamento dos colaboradores do porto com a entrada de acesso do mesmo. Essa estrutura é necessária para evitar acidentes com o cruzamento de pedestres sobre as vias, muito movimentadas por caminhões carregados e comboios de trens.

Os serviços de construção da passarela partiram da execução da fundação em estacas raiz com profundidade de 26 metros, coroadas por blocos de concreto armado confeccionados in loco. Os pilares de sustentação das rampas e das passarelas são de concreto armado e, devido à complexidade do formato, tiveram que ser construídos no local com montagem de formas metálicas deslizantes e escoamentos metálicos. A passarela possui dois vãos bi apoiados pelos pilares, sendo o vão sobre a linha férrea com comprimento de 15 metros, e o vão sobre a avenida com comprimento de 30 metros, totalizando 45 metros de travessia e altura entre piso e solo de aproximadamente 7 metros.

As passarelas contam com 3 rampas e 3 escadas de acesso, com estrutura metálica e piso construído em steel deck, fechamentos laterais em telas metálicas e superiores com telhas para cobertura dos usuários, garantindo a segurança e conforto dos usuários que transitam pela passarela. Toda a estrutura recebeu tratamento especial na pintura devido à proximidade com o oceano, para evitar correção causada por maresia. A passarela conta com iluminação para o trânsito noturno e sinalização nos locais indicados em projeto.

Todas as atividades executadas seguiram de forma criteriosa as normas técnicas, projetos e normas de segurança, visando sempre à qualidade na prestação do serviço.

Período:
02/2022 a 09/2022
Duração:
210
Cliente:
Klabin