wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Para que serve o muro de arrimo? - Wasaki Engenharia
 

Para que serve o muro de arrimo?

Também conhecido como muro de contenção, o muro de arrimo é peça-chave para garantir segurança no controle de terrenos em declive.

Garantindo estabilidade ao local e isolando uma área, o muro de arrimo é um tipo de estrutura que está presente em rodovias que contornam encostas, estradas em áreas urbanas e até residências.

É responsável por abrandar a pressão do terreno e tornar a área mais protegida para quem está nas proximidades. Ao mesmo tempo, ele preserva a vegetação local, impedindo o deslizamento do solo em processo de erosão e permitindo o crescimento da vegetação no entorno. Em alguns casos, o modelo empregado também pode agir na drenagem do local, promovendo a passagem da água e tornando a estrutura mais permeável.

Objetivo estrutural do muro de arrimo

De função dupla, o muro de arrimo serve tanto para delimitar uma área como para conter a ação de uma parede vertical ou inclinada. Como base, deve-se realizar uma fundação rasa ou profunda para a suportar as cargas aplicadas. A versatilidade no uso de materiais empregados está relacionada com o aumento na eficiência da contenção, opções mais econômicas e de maior durabilidade. Dentre os componentes mais utilizados se destacam os muros de alvenaria, feitos de tijolo ou pedras, e aqueles em concreto, que pode ser simples ou armado.

Quando utilizar o muro de arrimo

A construção do muro de arrimo é indicada para dois momentos distintos. Um deles trata-se de um muro provisório, como a criação das valas para abertura de metrôs. Já o segundo é uma forma de contenção definitiva, feita para a construção de estradas ou ferrovias que estão próximas a morros ou para conter margens degradadas pela passagem de água.

Principais benefícios do muro de arrimo

Dentro das principais vantagens em optar por erguer um muro de contenção está a segurança envolvida no caso de deslizamentos de terra. Impedir a erosão do terreno, fortalecer áreas antes degradadas e tornar possível a formação de caminhos por encostas estão entre os pontos altos dessa construção. Além disso, a versatilidade existente nos tipos de estrutura, materiais e componentes de reforço tornam vasta a possibilidade de se utilizar o muro de arrimo em diferentes contextos.

Diferentes tipos de muro de arrimo

Para diferentes formas de estabilização do terreno em declive se destacam dois tipos de muro de contenção, que podem utilizar gravidade ou flexão para utilizar seu próprio conjunto contra as forças atuantes.

1. Muros de arrimo por gravidade

Erguer uma estrutura que seja sólida e atenda sua funcionalidade apenas por ação da gravidade requer um grande conhecimento de todas as forças aplicadas. Nesse tipo de muro de arrimo, existe uma ordenação estrutural que utiliza o próprio peso para conter as forças de empuxo horizontais. É recomendado para conter taludes pequenos ou médios de, no máximo, 5 metros de altura. Como material podem ser utilizadas pedras, pneus e peças de concreto armado.

Um destaque para esse modelo é o muro de contenção em gabião (explicado em detalhes neste artigo aqui), que basicamente implica na aplicação de uma gaiola metálica envolvendo a estrutura principal formada por rochas, promovendo permeabilidade e flexibilidade para o conjunto.

2. Muros de arrimo por flexão

Neste caso, os empuxos recebidos pelo muro são contidos por meio da flexão. Tratam-se de estruturas com secção transversal no formato de um "L", que utilizam a fase dessa unidade para equilibrar as cargas recebidas em sua base. Para alturas de até 7 metros é recomendado o uso de concreto armado. Para alturas mais elevadas faz se uso de contrafortes, que aumentam a estabilidade do tombamento.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia garante as melhores soluções para o segmento rodoviário e ferroviário. Dentro de sua área de atuação estão projetos de superestrutura, infraestrutura e adequações de engenharia.

São mais de 10 anos de atuação no ramo da construção civil, promovendo mais segurança, tecnologia e sustentabilidade para a sociedade.

Para saber mais sobre onde a Wasaki Engenharia está presente clique aqui.