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Os maiores entroncamentos rodoviários brasileiros - Wasaki Engenharia
 

Os maiores entroncamentos rodoviários brasileiros

O modelo de transporte de cargas no Brasil é predominantemente rodoviário (transporte de longas distâncias), sendo a maior concentração na região centro-sul, sobretudo em São Paulo.

Durante o percurso, várias vias de mão dupla são percorridas, muitas delas configurando os maiores entroncamentos rodoviários brasileiros. Lembrando que um entroncamento é um encontro de duas vias (a+b), desde que ambas sejam de mão dupla e com a via “a” como preferencial.

Estima-se que mais da metade do transporte de cargas brasileiro seja feito por rodovias. Vale ressaltar que um dos motivos seja o pequeníssimo trajeto de ferrovias e de hidrovias. Assim, fica evidente que conhecer as principais rodovias do Brasil é fundamental para um melhor planejamento da distribuição de cargas.

Pensando de maneira estratégica, conhecer as principais rotas logísticas otimiza a distribuição das cargas no transporte rodoviário. Assim, listamos as principais:

BR-116

A maior e principal rodovia brasileira totalmente pavimentada do país é a BR 116, via que corta o Brasil pela costa marítima, do Nordeste ao Sul. Sua extensão é de 4.513,2 km e vai de Fortaleza (CE) até Jaguarão (RS), passando por diversas e importantes cidades como Feira de Santana e Vitória da Conquista (BA), Governador Valadares (MG); vários estados do Rio de Janeiro, incluindo a capital (RJ); São José dos Campos, Guarulhos e São Paulo (SP); Curitiba (PR); Lages (SC); Caxias do Sul e Porto Alegre (RS).

São transportados por essa rodovia soja, feijão, milho, suínos, aves, entre outros produtos.

BR-101

Outra rodovia que corta do Nordeste ao Sul do país, porém mais próxima ao litoral, sua extensão é maior que a da BR 116, com 4772,4 km. Esse entroncamento rodoviário começa em Touros (RN), conhecido como a esquina ou o cotovelo do Brasil e vai até São José do Norte (RS). Ela passa por diversos estados como Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Os produtos transportados na rodovia são os industrializados de origem animal, os químicos, a celulose, e alimentares como carnes suínas, aves e grãos.

BR-364

Este é considerado o principal entroncamento rodoviário que corta o Brasil na diagonal e conta com 4324,6 km de extensão. Seu início é no Sudeste, na cidade de Limeira (SP), passa pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, e vai até o Acre.

São transportados por essa rodovia milho, soja, pecuária e produtos de mineração.

BR-381

A BR-381 começa no Espírito Santo, precisamente no entroncamento com a BR 101, e vai até São Paulo, encontrando com a rodovia Presidente Dutra, ligando cidades industriais importantes. O trecho que fica entre Guarulhos, na Grande São Paulo, e a Grande Belo Horizonte é a Rodovia Fernão Dias. Sua distância total é de 1220 km.

A produção cirúrgica e os produtos industrializados são os produtos mais transportados pela rodovia.

BR-040

Esta rodovia de 1178,7 km é tida como uma das rotas logísticas mais importantes do país e se inicia no Distrito Federal, junto às rodovias BR 450 e BR 251 e vai até o Rio de Janeiro. Ela corta diversas cidades de Goiás, Minas Gerais (incluindo Juiz de Fora) e Rio de Janeiro (incluindo a capital fluminense).

Por essa rodovia são transportados carvão, eucalipto, produtos siderúrgicos, móveis e produtos industrializados.

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