wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Onde usar o concreto projetado? - Wasaki Engenharia
 

Onde usar o concreto projetado?

O uso do concreto projetado não é recente, desde o início do século ele é utilizado no mundo. No Brasil a técnica passou a ser usada nos anos 60.

O uso do concreto projetado não é recente, desde o início do século ele é utilizado no mundo.

No Brasil a técnica passou a ser usada nos anos 60. É um processo de aplicação do concreto em alta velocidade de lançamento e fácil adesão do mesmo. Nesta técnica, ele é transportado pneumaticamente através de mangueiras especiais utilizando o ar comprimido e lançado em alta velocidade sobre uma superfície. Ele é auto-compactado e possui grande resistência.

Como o concreto é lançado pneumaticamente a uma velocidade alta, a força do impacto faz o concreto aderir à superfície, o que o deixa bem compactado, sem precisar do processo de vibração – como é utilizado na aplicação do concreto convencional. Além disso, não há necessidade de uso de formas para o concreto, basta apenas uma superfície para o seu lançamento. Além de ser uma aplicação mais rápida e eficiente, em escavações subterrâneas a técnica reduz a possibilidade de quedas de blocos.

Concreto projetado – Formas de aplicação

Há duas formas para aplicação do concreto projetado: via seca e via úmida.

VIA SECA

Leva este nome pois a água não está presente na maior parte do processo. Ele resulta da aplicação de cimento com agregados ao mangote, que é conduzido até o bico do condutor, onde receberá água e aditivos. A quantidade de água na mistura do concreto deverá ser controlada pelo aplicador.

Devido ao baixo fator água/cimento, a aplicação via seca resulta em um concreto mais compacto e de grande resistência.

Normalmente a aplicação do concreto por via seca é utilizado em locais com dificuldade de acesso ou quando é muito grande a distância entre o canteiro de obras e a usina de concreto.

VIA ÚMIDA

Na aplicação via úmida, a água é incluída antes da mistura ser bombeada, ou seja, a água, o cimento e os agregados são misturados antes de serem acrescentados ao equipamento, somente os aditivos que são adicionados depois. Nesta técnica, a quantidade de água é definida antecipadamente.

Esta técnica tem menor consumo de ar comprimido, menor desgaste do equipamento e há uma perda menor de material durante o lançamento do concreto.

Vale destacar que tanto o concreto aplicado via seca, quanto na via úmida utilizam equipamentos diferentes e próprios para cada via.

Onde utilizar o concreto projetado?

Devido às suas características específicas, o concreto projetado está cada vez mais presente em construções. Os usos mais comuns são na construção de túneis, escavações subterrâneas, estabilização de encostas, paredes de contenção, reparação/reforço de estruturas como lajes, pilares e vigas, construções de barragens, paredes de canais e galerias e na construção de piscinas e reservatórios.

A perfeita aplicação do concreto projetado está diretamente relacionada à competência e habilidade do profissional que irá realizar o trabalho e também dos equipamentos utilizados na obra.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia atua há mais de 10 anos no mercado da construção, especialista em obras de infraestrutura, superestrutura e obras de arte. Conta com uma equipe de profissionais capacitados de diversas áreas sempre focados na melhoria contínua e na gestão das obras, além de uma frota de equipamentos modernos e de alta qualidade.

Clique aqui e saiba mais.