wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
O que são as barragens e qual a finalidade? - Wasaki Engenharia
 

O que são as barragens e qual a finalidade?

Barragens são obras de engenharia construídas para conter e armazenar grandes volumes de água, podendo também proporcionar a armazenagem de outros materiais líquidos e sólidos.

Estas construções, feitas transversalmente nos cursos hídricos, são utilizadas para diversos fins, que variam a depender do tipo de barragem, e, por sua vez, varia de acordo com o terreno, o material e, é claro, a finalidade para qual a obra foi construída. As barragens podem ter como objetivos:

  • Reserva hídrica;

  • Retenção de sedimentos, no caso de áreas em erosão, ou erodidas;

  • Geração de energia hidroelétrica;

  • Contenção de rejeitos industriais;

  • Controle de cheias.

Os diversos tipos de barragens

O tipo de barragem depende da finalidade da construção, do material empregado na construção do terreno no qual a obra será empregada. São diversos os tipos de barragens, reunimos os mais comuns:

BARRAGENS DE TERRA

Barragens de terra são comuns, justamente, pela diversidade de fundações capazes de apoiar a construção e cumprem a função de armazenamento hídrico. Esta categoria de barragens se divide em dois subtipos: zoneada e homogênea.

No caso das barragens homogêneas a estrutura das mesmas é composta por um único material. Por outro lado, as zoneadas possuem camadas de materiais impermeáveis, a fim de manter a estabilidade estrutural do núcleo.

BARRAGENS CONTRAFORTE DE CONCRETO

No caso dessa barragem, lajes de concreto são sustentadas por poderosos contrafortes, também, de concreto. Essa é uma categoria de barragem que exige uma fundação muito bem preparada e planejada, uma vez que é geralmente utilizada para comportar grandes volumes, sendo necessário, em alguns casos, usar tirantes e injeções de calda de cimento.

BARRAGENS DE REJEITOS

As barragens de rejeitos, comumente, utilizadas em processos industriais e de mineração, são consideradas as mais empregadas e podem ser construídas de terra, enrocamentos (maciços compostos por blocos de pedra compactados em camadas) e até mesmo com os próprios rejeitos que seriam armazenados na barragem, num processo chamado de "alteamento a montante”, o que também a caracteriza como uma das mais em conta.

BARRAGEM DE ENROCAMENTO COM FACE DE CONCRETO

Em geral construídas sobre fundações rocha sã, possuem uma face de concreto impermeabilizado e constituição interna composta de enrocamentos. É sempre necessário a vigilância na zona de encontro das placas de concreto com a fundação quando a construção se der sobre terreno deformável.

BARRAGEM EM ARCO

São obras construídas especialmente em vales estreitos e que devem possuir boas condições de apoio lateral, as obreiras, geralmente compostas de rochas. Essa barragem em especial necessita de uma fundação muito resistente e sobre rocha sã, necessitando-se de escavações muito profundas.

Wasaki Engenharia

Há mais de 10 anos no mercado, o grupo Wasaki Engenharia trabalha na construção de projetos em direção ao progresso e desenvolvimento.

Atuamos com o máximo respeito às normas ambientais, com uma equipe profissional diversa e multidisciplinar e projetos pensados para melhor atender as necessidades dos nossos clientes.

Clique aqui e saiba mais.