wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
O que é o graute, suas aplicações, composição e vantagens - Wasaki Engenharia
 

O que é o graute, suas aplicações, composição e vantagens

Na construção civil o graute vem ganhando força nos canteiros de obras graças as suas muitas vantagens.

O graute vem a ser uma pasta de argamassa de alta resistência. Sua textura é mais fluída e, por causa disso, é bem indicado para o preenchimento de espaços vazios por sua capacidade de expansão. Não há necessidade de vibradores para adensamento justamente pela sua característica fluída, conferindo maior agilidade para o bom andamento da obra. E quando a execução dos trabalhos vai bem, há a redução nos custos.

Qual a composição?

O material é formado por cimento, areia, quartzo, sílica, cal, brita comum, granita, pozolanas, calcários, alguns minerais e aditivos superplastificantes. São esses últimos que controlam a densidade que irá conferir as propriedades do graute para que as aplicações alcancem o objetivo proposto.

E como utilizar?

Além de preencher fissuras, trincas e rachaduras, o graute protege as estruturas metálicas da corrosão, preenche blocos de alvenaria estrutural armada, falhas na concretagem, entre outras utilidades. O graute confere maior resistência às construções e, por consequência, maior durabilidade.

Uma característica fundamental da massa é o alcance de alta resistência inicial e final muito rapidamente. Quando a argamassa e o concreto não estão atingindo os objetivos propostos, o graute pode ser a grande solução.

Tipos de graute

São dois tipos: de base mineral e orgânica . Confira:

  • Graute de base mineral

O custo é bem mais em conta e, por isso, mais usado nas construções civis. Sua composição principal é o cimento.

  • Graute de base orgânica

É formado, geralmente, por resinas epóxi derivadas do petróleo. Porém, ele custa mais caro e é aplicado somente em situações especiais, como em obras industriais, reparos de trincas e fissuras, em temperaturas elevadas e em uso submerso.

O graute orgânico é mais fluido e é mais indicado no preenchimento das fissuras. Possui uma excelente resistência mecânica e sua pasta adere muito bem ao concreto e nas armaduras de aço.

Como preparar?

É recomendado utilizar o graute industrializado que já conta com todas as propriedades necessárias, inclusive relativas à segurança e qualidade da pasta. O profissional deve apenas juntar a quantidade de água indicada nas instruções da embalagem. Contudo, o graute pode ser preparado no próprio canteiro de obras. O traço de graute deverá estar de acordo com a sua finalidade.

De que maneira aplicar?

É necessária muita atenção e cuidado na sua aplicação para garantir que a mistura seja colocada na quantidade correta e no local determinado. O objetivo é que todo o vão seja preenchido por inteiro. A mistura, por ser muito fluida, deve ter sua aplicação de forma contínua no espaço que será ocupado. Esta precaução evitará a criação de bolhas e o material será compactado de forma adequada. Pode ser usada uma injeção de concreto. Para evitar o desperdício de material, não é indicado o uso de colher de pedreiro.

Conheça a Wasaki Engenharia

Atuante na construção civil há mais de 10 anos, a Wasaki Engenharia diversifica sua prestação de serviços nos mais variados segmentos. Uma empresa com muitos diferenciais, entre eles o foco na qualidade e a preocupação em fazer o melhor para seu cliente.

Clique aqui e saiba mais.