wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
Como reduzir custos e ganhar eficiência no canteiro de obras? - Wasaki Engenharia
 

Como reduzir custos e ganhar eficiência no canteiro de obras?

A redução de custos no canteiro de obras é algo fundamental para ganhar mais eficiência e entregar um resultado de qualidade, apesar de gastar menos. Todo o planejamento de uma obra deve passar pelo tema de redução de custos.

O custo da obra depende do cronograma, ou seja, que a execução do projeto esteja dentro do prazo previsto e, também, da mão de obra adequada para execução do tipo de serviço. As soluções em engenharia existem, justamente, para que seja possível entregar o que foi planejado, gastando menos. Um plano muito complexo e custoso, apesar de entregar um resultado sofisticado, acaba sendo algo inviável em termos financeiros.

A inviabilidade de um determinado projeto é algo muito importante a ser considerado durante o planejamento. Por isso, é preciso montar estratégias para reduzir os custos da obra e fazer com que o projeto seja possível financeiramente. A falta de recursos para terminar uma obra é um problema grave para qualquer gestor de obra, afinal de contas será preciso parar a obra no meio do caminho para que um novo orçamento seja feito.

É importante destacar que o custo maior do que o previsto é algo ainda comum em obras, não importando o tamanho do projeto. No entanto, é possível evitar esse tipo de situação com bastante planejamento e implementando algumas ações desde o planejamento em si e passando pelo período onde a obra sai do papel.

Dicas para reduzir custos no canteiro de obras

Construir um bom planejamento será fundamental para reduzir custos durante a obra. Estabelecendo um planejamento de qualidade e que engloba todos os setores da obra é possível montar um projeto mais barato e que entrega os mesmos resultados que um orçamento maior. Entregar o mesmo resultado final de qualidade, porém, gastando menos será algo relativamente mais fácil quando se faz um planejamento.

Uma dica muito importante é identificar quais são os fatores que encarecem o orçamento. Ou seja, é preciso levantar todos os pontos que estão deixando a obra mais cara. Isso vai desde os materiais que serão utilizados durante a construção até os gastos com a mão de obra. O objetivo é determinar quais gastos são aceitáveis, quais possuem margem para redução de custos bem como os gastos que podem ser eliminados do projeto sem causar prejuízo ao resultado final que será entregue.

É preciso implementar meios para diminuir as ocorrências de imprevistos no canteiro de obras. Existem vários programas que permitem a criação do projeto virtual de acordo com as demandas solicitadas pelo cliente. Ou seja, antes mesmo de colocar a mão na massa é possível modelar todo o projeto por meio de um software específico. Isso ajuda a identificar quais serão os possíveis erros no decorrer da obra. Dessa forma, é possível antecipar-se a tais cenários, construindo soluções mais eficientes e com custo reduzido.

levantamento do orçamento é outra dica fundamental para reduzir custos. Essa é uma etapa que está dentro do planejamento, mas é tão importante que merece ser destacada como uma dica à parte. Com isso, reúnem-se todas as despesas da obra de forma minuciosa, detalhando e separando cada tipo de gasto, para, então, montar o orçamento total. Com o orçamento em mãos é possível saber se o projeto está dentro dos limites estabelecidos.

É essencial supervisionar a obra para garantir que os resultados planejados sejam entregues. Um dos principais motivos que levam ao aumento do custo final são os atrasos e problemas rotineiros que acontecem sem que o gestor perceba. Um desvio do planejamento, mesmo que pequeno, pode causar um grande estrago no futuro. Por isso, é preciso estar certificado de que o combinado está sendo adotado no dia a dia da obra. Exemplos de problemas comuns que aumentam os custos e não podem ocorrer são: atraso na entrega de materiais, desperdícios, danos aos materiais durante transporte e armazenamento, bem como falhas humanas.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia é uma referência quando o assunto são soluções em engenharia. Processos bem formados e pensados, equipe multidisciplinar e foco no melhor custo benefício para os clientes, são alguns dos diferenciais da empresa. Além de obras na área urbana, a Wasaki também atua nas áreas ferroviária e rodoviária. Mais de 10 anos atuando no mercado e soluções que obedecem às mais rigorosas normas e leis ambientais são outros diferenciais da Wasaki Engenharia.

Clique aqui e saiba mais.