wasaki@wasaki.com.br +55 41 3134 1414
Como identificar sinais de instabilidade dos taludes? - Wasaki Engenharia
 

Como identificar sinais de instabilidade dos taludes?

Fatores de instabilidade são parâmetros extremamente importantes para a engenharia. Por meio deles é possível identificar problemas futuros com estruturas físicas que podem causar danos e acidentes graves. Um exemplo da importância desse parâmetro é a identificação de instabilidades dos taludes, uma vez que essa é uma das estruturas mais sensíveis em obras de engenharia.

Os taludes são superfícies com algum grau de inclinação, seja ele acentuado ou não. Essa inclinação de solo ou até mesmo maciço rochoso pode ser tanto de origem natural como artificial e criada em uma obra. Em ambos os casos, será fundamental a garantia de estabilidade do talude de forma que seja evitado deslizamentos, desabamentos e quaisquer outros desastres de tal natureza.

Devido ao risco de ocorrer acidentes com esse tipo de estrutura é preciso saber exatamente como identificar sinais de possíveis instabilidades envolvendo o talude. Vale destacar que as medidas de correção para a estabilização serão mais simples quanto mais cedo as instabilidades forem identificadas. Ou seja, é prioridade atacar esse problema o quanto antes.

Quais são os sinais de instabilidade dos taludes?

Um dos principais fatores que indicam instabilidades nos taludes é a chamada trinca de ação. A trinca de ação consiste em rupturas de caráter superficial que comprometem as estruturas do talude. Por terem como principal característica física a concentração de tensões, o resultado prático é que as trincas de ação logo se espalham por toda a estrutura do talude. Em geral, o surgimento de trincas de ação está diretamente ligado ao limite de tensão que a estrutura é capaz de suportar, ou seja, os esforços sobre o talude são maiores do que o permitido pelo projeto e a estrutura começa a não suportar tais esforços.

Um movimento constante de lama ou detritos também pode ser um sinal de instabilidade nos taludes, principalmente se o projeto original não previa qualquer meio para esse tipo de escoamento. Esse tipo de problema é mais comum nos casos onde o terreno é muito úmido ou possui grande viscosidade, situação recorrente em solos sem vegetação.

A erosão também representa um sinal importante de possível instabilidade. O fator em questão consiste na movimentação de grandes massas, ocasionando uma perda importante da estrutura do talude. Ainda que as erosões registradas sejam de baixa magnitude, vale destacar que ainda sim esse é um sinal de que a estabilidade da estrutura está comprometida, mesmo que em menor escala. A questão pode ser agravada com o passar do tempo, uma vez que a tendência é que cada vez mais será aumentada a quantidade de massa deslocada.

Como solucionar?

Tão importante como conhecer os problemas citados é desenvolver estratégias para conter os sinais de instabilidades. Vale destacar que as soluções são variadas e, muitas vezes, particulares para aquele projeto em questão. No entanto, existem medidas gerais que sempre podem ser aplicadas. Um exemplo disso é o preenchimento com solo das trincas de ação. Essa é uma solução para o caso de trincas mais simples sem contato com a superfície de ruptura.

Para os casos mais graves existem intervenções mais elaboradas. Incluir elementos de reforço de forma a melhorar as propriedades físicas do maciço em questão é uma dessas opções. Também existe a possibilidade de construção de um muro de arrimo para combater problemas como o iminente deslizamento.

Por fim, vale destacar a técnica de cortinas ancoradas. Esse procedimento consiste na preparação de estruturas de concreto armado combinadas com a execução de tirantes. O resultado prático é a ancoragem do muro juntamente ao maciço para garantir a estabilidade perdida.

Portanto, a identificação de sinais de instabilidade em taludes é algo fundamental para evitar acidentes graves envolvendo essa estrutura. Além disso, também é igualmente importante aplicar a melhor solução para eliminar o problema e garantir a segurança da estrutura.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia oferece o que há de melhor no mercado quando o assunto é solução em engenharia. Com mais de 10 anos de experiência, a Wasaki já é uma referência no mercado por causa de diferenciais como equipe bem estruturada, processos bem pensados, uso de tecnologia para encontrar as melhores soluções além de serviços que levam em conta a questão da sustentabilidade.

Para conhecer todos os serviços em engenharia oferecidos pela Wasaki é só clicar aqui.