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Como é feita a drenagem em linhas férreas? - Wasaki Engenharia
 

Como é feita a drenagem em linhas férreas?

A drenagem do solo de uma linha férrea é a forma como se realiza o escoamento das águas no solo onde a via é construída e pode ser feita por meio de canos, canais, valas, fossos ou túneis, construídos após a terraplanagem do terreno.

Certamente a realização de uma boa infraestrutura de drenagem é fundamental no processo de construção de uma linha férrea e, se esta etapa for ignorada, o risco de mal funcionamento da via pode gerar problemas como erosão do solo, o abatimento da plataforma ferroviária, o surgimento de laqueado entre outros imprevistos, que são sempre muito custosos.

Para que um trem possa se mover de forma segura e eficiente, é fundamental que o solo que sustenta as estruturas das composições seja bastante resistente e qualificado. O acúmulo de água e umidade na superfície ou no interior do solo pode prejudicar o desempenho da via.

Tipos de Drenagem em Linhas Férreas

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, em um mesmo sistema de drenagem ferroviário, podemos encontrar diversos tipos de drenagens, definidos no projeto seguindo critérios técnicos, econômicos e ambientais. Em geral, esses tipos são divididos em dois grandes grupos:

Drenagem superficial

São as formas projetadas para atuar na superfície do terreno, visando o escoamento correto das águas das chuvas, evitando que se acumulem na superfície da estrutura da via.

Além disso, em certos trechos, esse tipo de escoamento é o que impede a erosão mais aparente, evitando a formação de enxurradas e direcionando o fluxo da água das chuvas de maneira segura. As formas mais comuns são valas revestidas, canaletas, sarjetas e tubos de concreto.

Drenagem Profunda

A estrutura de uma ferrovia é constituída pelos elementos aparentes; os trilhos, dormentes, fixação, lastro e sub-lastro; e a infraestrutura localiza-se logo abaixo, composta por plataforma e outros elementos incluindo, quando necessário, o sistema de drenagem. Estruturas como trincheiras drenantes, drenos e valas horizontais profundas são os tipos mais comuns para este tipo de drenagem.

A drenagem profunda ou subterrânea é um modelo mais intenso de drenagem que busca eliminar a água ou a umidade acumulada no interior do solo onde é construída a via férrea. Sem isso, o líquido presente na profundeza do solo pode atingir a superfície, ocasionando diversos problemas.

Importância da drenagem eficiente

Com o passar do tempo, a água acumulada na via pode gerar deformações no solo e também nos componentes da estrutura – como o metal e a madeira – prejudicando a vida útil e a segurança das viagens. Sem uma sustentação adequada, o volume de carga pode ser comprometido ou, até mesmo, restringir as viagens.

Em casos de um acúmulo muito intenso e repentino, sem escoamento, os trens podem ser impedidos de ser acionados em razões de inundações da via ou dos terrenos adjacentes. Além disso, a recorrência, ao longo do tempo, pode causar erosão, comprometendo definitivamente as estruturas da via.

Por isso, uma drenagem eficiente deve ser considerada desde as primeiras etapas do planejamento de uma via férrea.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia é uma empresa especializada em soluções de infraestrutura e superestrutura ferroviária, posicionada no mercado há mais de 10 anos. Composta por uma equipe com experiência e qualificada em projetos de alto impacto, é especialista em manutenção, revitalização, terraplanagem e drenagem de ferrovias, além de outras soluções em engenharia.

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