wasaki@wasaki.com.br +55 41 3082 8484
As mais belas viagens de trem pelo Brasil - Wasaki Engenharia
 

As mais belas viagens de trem pelo Brasil

Poder estar em contato com a natureza e desfrutar de um meio de transporte não muito usual na rotina é o que se espera ao embarcar em uma viagem de trem. Os longos passeios pela Maria Fumaça dão a oportunidade de registrar pela janela de seus vagões memórias que nenhum outro tipo de experiência pode fornecer. São atrativos relacionados à fauna, flora, costumes e história da região que recheiam o percurso e tornam uma atração que merece ser vivida pelo menos uma vez na vida.

No Brasil são 28 passeios de trem para passageiros, autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De locomotivas do século 19 a trens mais tecnológicos, são diversas as opções de passeio que, muitas vezes, estão mais próximas do que se imagina. Neste artigo é possível encontrar cinco viagens de trem, imperdíveis, espalhadas por diferentes estados do país e com atrações para todos os gostos.

1. Curitiba a Morretes (PR)

Uma aventura pela reserva ecológica da Serra do Mar liga as cidades de Curitiba e Morretes. São, ao todo, 110 quilômetros de um percurso inaugurado em 1884 com a presença da princesa Isabel. Segundo o jornal inglês The Guardian, a viagem está no ranking dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo. Isso porque, além de contar com 41 pontes e 13 túneis em seu trajeto, a ferrovia está dentro da área mais representativa de Mata Atlântica do Brasil.

2. Bento Gonçalves a Carlos Barbosa (RS)

Não à toa chamado de Trem do Vinho, o passeio une cidades conhecidas e apreciadas por suas vinícolas. A viagem pelos trilhos é uma experiência cultural que envolve apresentação de teatro, coro italiano e um show gaúcho. Além disso, são feitas paradas que possibilitam a todos os viajantes a degustação de vinhos, espumantes locais e bebidas não alcoólicas na estação de cada cidade. São 23 quilômetros que passam pelas cidades de Bentos Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

3. Vale Europeu (SC)

Partindo da cidade de Apiúna, o percurso pelo Vale Europeu finaliza sua viagem na Hidrelétrica Salto Pilão. Ao longo do passeio é possível desfrutar mais da paisagem natural e das construções que indicam a presença da colonização de imigrantes europeus. São casas com detalhes germânicos, trajes típicos alemães e celebrações que o viajante pode desfrutar.

4. Recife a Cabo de Santo Agostinho (PE)

Também conhecida como Trem do Forró, a viagem ocorre no período junino, partindo da cidade de Recife e levando o ritmo pernambucano pelos trilhos. O trem reúne diversas pessoas com um único objetivo: dançar forró. A locomotiva vira uma verdadeira festa e em todo vagão existe música, trios e viajantes dispostos a se divertir. A viagem de ida e volta possui ao todo 5 horas de duração, conferindo a possibilidade de conhecer mais sobre a festa junina de Cabo de Santo Agostinho, com comidas típicas, artesanato local e mais dança.

5. Campinas a Jaguariúna (SP)

Para quem busca conhecer mais sobre a produção de café na região paulista, a viagem que parte da cidade de Campinas é uma ótima dica. Ao longo de seu percurso por fazendas de café e áreas de preservação, é contado mais sobre o início do plantio na região e principais locomotivas usadas para o transporte do café. São 45 quilômetros pelos trilhos construídos no século 19 e que passam por pontes sobre os rios Atibaia e Jaguari.

Wasaki Engenharia

A Wasaki Engenharia é uma empresa completa, com profissionais capacitados e experiência de mercado, que alinha tecnologia e sustentabilidade na construção civil.

Foi criada em 2010 com foco em projetos urbanos e atualmente conta com soluções para o segmento rodoviário e ferroviário em seu portfólio. A agilidade no atendimento e comprometimento nos projetos mostra a preocupação com o sucesso do cliente.

Confira mais sobre a empresa aqui.